No âmbito da reconversão da Manutenção Militar Norte, que visa reabilitar este património público sem ocupação para novos usos como a habitação acessível, alojamento estudantil, alojamento temporário para pessoas em situação de vulnerabilidade e diversos espaços de criação e fruição cultural, o Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude 2023 tem vindo a desenvolver, desde janeiro de 2024, estudos técnicos para aproveitar os 7 hectares e os 15 edifícios existentes no espaço.
Nos dias 23 e 24 de novembro, entre as 11h e as 17h, poderás visitar este espaço único no Beato (Rua do Grilo, nº 84) , em Lisboa, e, ainda, duas exposições efémeras, dedicadas à fotografia e ilustração. A iniciativa surge na sequência do pedido de várias associações e coletivos de artistas que procuram espaços em Lisboa e que manifestaram o seu interesse em conhecer este património.
O coletivo de fotografia NARRATIVA tem revelado o trabalho de autores nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, com o propósito de contribuir para a valorização da fotografia enquanto forma de expressão e comunicação. Na mostra que prepararam para esta iniciativa, percorrem trabalhos dedicados a temas contemporâneos, distinguidos com prémios como World Press Photo, Sociedade Portuguesa de Autores, Picture Of The Year, Novos Talentos FNAC, Estação Imagem, PhMuseum e PHotoESPAÑA.
Já a mostra “O Boneco”, dedicada à ilustração criada em Portugal, destaca 106 obras que revelam o poder instigador da ilustração, da BD e do Cartoon. Em ambos os dias é possível participar em visitas guiadas às exposições, pelas 12h00.