fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Eduardo Molina

Eduardo Molina é artista de teatro.  Escreve, dirige, eventualmente traduz e ama criar – individualmente ou…

Texto de Andreia Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Eduardo Molina é artista de teatro.  Escreve, dirige, eventualmente traduz e ama criar - individualmente ou em conjunto - mas o que mais gosta é de pisar o palco. Escolheu o dia do trabalhador para chegar ao mundo e conheceu como berço a ilha portuguesa da espetada e da poncha. Aí teve o seu primeiro contacto com teatro, no grupo Línguas de Palco da DSEAM e e seguidamente no Conservatório – Escola das Artes, onde se formou com o Curso Profissional de Interpretação. Primeiros passos. Em 2012 chegou à capital para se licenciar em Teatro – ramo Actores pela ESTC, pela qual integrou, no último ano, o programa ERASMUS, na DAMU, em Praga. Tem participado em formações e masterclasses com nomes como Romeo Castelucci, Rodrigo Garcia, Peter Stein, Amir Reza Koohestani, João Brites e Frank Vercruyssen e Jolente De Keersmaeker, da TG STAN. Em 2017 integrou o workshop A Tragédia ou a Eloquência da Ferida, de Angélica Lidell no âmbito da BOCA - Biennal of Contemporary Arts.

Começou desde jovem a desenvolver o campo da escrita de forma independente, alimentando essa paixão em segredo para a gaveta. Em 2015 partilhou pela primeira vez palavras suas, ao integrar a primeira edição do Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II. Escreveu o texto dramático Portugal: manifestação em um acto, publicado pela Bicho-do-Mato e apresentado no Festival Voz Alta. Em 2015 e 2016 foi autor e director artístico dos concertos teatrais A Show of Three Halves, estreados no Teatro Municipal Baltazar Dias no Funchal. Em 2019 pode ser visto no Teatro Nacional D. Maria II com The Scarlet Letter, de Angélica Liddell, e Parlamento Elefante, o projecto vencedor da primeira edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, onde pela primeira vez partilha uma criação com Marco Mendonça e João Pedro Leal.

Para saberes mais sobre ele, espreita aqui:

www.instagram.com/o_molina_

Fotografia de Alípio Padilha

Fotografia de capa de Luís Simões

Se queres conhecer mais autores portugueses, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Abril 2024

Boca a Boca com Diana Andringa e Alexandre Cortez

26 Abril 2024

JP Simões canta José Mário Branco no Oeiras Ignição Gerador

26 Abril 2024

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

25 Abril 2024

Disco riscado: Todos procuramos um lugar a que possamos chamar casa

25 Abril 2024

Liberdade, com L maduro!

25 Abril 2024

Flávio Almada: “Se depender da classe que está lá em cima, nós vamos morrer de fome”

24 Abril 2024

Lara Seixo Rodrigues: “É negada muita participação cultural a pessoas com deficiência”

23 Abril 2024

O triângulo da pobreza informativa na União Europeia. Como derrubar este muro que nos separa?

23 Abril 2024

Oeiras Ignição Gerador. André Teodósio numa apresentação única

23 Abril 2024

Levamos a vida demasiado a sério

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0