fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este ano Viseu não tem Jardins Efémeros, mas tem Mescla

Há um novo festival em Viseu que propõe novas experiências de cultura e projetos artísticos….

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Há um novo festival em Viseu que propõe novas experiências de cultura e projetos artísticos. Mescla vai ocupar o centro histórico de Viseu de 1 a 7 de julho com propostas que passam por concertos, exposições, oficinas, conferências, peças de teatro e exibição de filmes. 

Depois de ter sido cancelada a edição deste ano dos Jardins Efémeros — anunciada em março por Sandra Oliveira (fundadora e diretora do projeto) e Jorge Sobrado (vereador da Cultura do Município de Viseu) —, foi agora anunciado um novo projeto que nasce como resposta da autarquia ao vazio deixado por esta suspensão, mas não como substituto.

“A programação vem responder a um repto que a população nos lançou. Os comerciantes e operadores da cidade, todos os que gostam do centro histórico, lançaram-nos este desafio", explicou o presidente da autarquia, Almeida Henriques, durante a apresentação do Mescla no dia 11 de junho, à Lusa. 

No total são mais de 200 as propostas do festival Mescla, que se dividem por 7 dias de festival. O “caleidoscópio de disciplinas artísticas e culturais”, como o vereador da Cultura de Viseu, Jorge Sobrado, decidiu apelidar em declarações à Lusa, junta no mesmo programa a escultura, a instalação, a música, o teatro, o novo circo, o café-concerto, a poesia, a literatura, a fotografia, o cinema, a arqueologia e a história. 

Entre os visasse confirmados encontram-se Moullinex, Gira Sol Azul e Viseu Big Band, Teatro Mais Pequeno do Mundo, João Lugatte, Ricardo Bernardo e Ricardo Silva (enquanto artistas em residência), o projeto CRETA de Guilherme Gomes, ZunZum, Tribal, Ritual de Domingo e Sónia Barbosa, Luís Belo, John Gallo, Inês Flor, Cláudia Sousa, Carmo 81 e Sr. Jorge (que se apresentou no Karma is a Fest) e a associação Memória Comum. 

De outras zonas do país juntam-se, entre outros, Noiserv, Fogo Fogo, Marta Ren, Elisa Rodrigues, Surma, Solar Corona e Sopa de Pedra. 

Moullinex é natural de Viseu e junta-se ao festival no dia 5 de julho às 23h00

Os principais promotores do Mescla são o Município de Viseu e a Viseu Marca. Sabe mais sobre este festival e descobre a programação detalhada, aqui

Texto de Lusa e Carolina Franco
Cartaz disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0