fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Texto de Leitor

Carta do Leitor: Estado de Oportunidade: Profissionais Culturais acusem-se!

Ultimamente dou por mim a pensar neste mundo estranho em que vivemos. Fugindo um pouco…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ultimamente dou por mim a pensar neste mundo estranho em que vivemos. Fugindo um pouco à denominação de “a nova realidade”, penso que estamos a vivenciar as consequências de uma despreocupação quase involuntária do “comummortal”, que age de acordo com o que o sistema lhe tem dado e proporcionado sem questionar – até porque o próprio tempo nos faltava antes, e hoje, parece quase sufocante. A palavra que mais tenho ouvido nos últimos meses é desafiador – que temos existido em tempos desafiantes e incertos. Certo! Perdoem-me, desde já, a redundância, porém, não é da incerteza que surge a inovação? Não é deste caos que surge um terreno particularmente fértil para a criação, para inventarmos e para reinventarmos o que já existe?

Licenciei-me em Mediação Artística e Cultural, um grupo emergente, numa categoria também ela emergente – a Mediação. Penso que boa parte dos profissionais culturais ligados aos serviços educativos de museus e outras instituições e de outros que estão também ligados à ação educativa como técnicos de museu, gestores culturais e, enfim, grande parte dos profissionais já se cruzou uma ou outra vez com esta palavra. Há, apesar das diferenças em objetivos e meios, um aspeto comum a qualquer profissional da mediação, seja ele cultural, artístico, ou ambos: o carácter pedagógico. O Mediador assume-se quase como um educador, que foge ao usual paternalismo da educação, proporcionando antes um momento de partilha e de experimentação. O mediador fornece ferramentas para a reflexão e para emancipação de comunidades, de indivíduos, de instituições e, enfim, da sociedade, procurando contribuir ativamente para a coesão social, imprescindível ao exercício democrático.

A cultura tem vindo, cada vez mais. a assumir-se como um elemento fulcral, tendendo a afirmar-se como uma linha de intervenção estratégica tanto para as instituições artísticas e culturais como governamentais e, cada vez mais, assumida como um órgão imprescindível à manutenção da sociedade. Não é então difícil compreender a razão pela qual estes órgãos concebem, hoje, orientações programáticas, ainda que vagas, onde a articulação entre a cultura e outras áreas, como a educação, a saúde e as políticas públicas está patente através do incentivo à participação cultural.

Estas questões demonstram o quão urgente é encontrar pontos de encontro entre os profissionais da cultura, promovendo e fortalecendo o espírito cooperativo que permita afirmar e dignificar a Cultura como um pilar basilar da sociedade sendo igualmente essencial deixar de a ver apenas como mero entretenimento: mais do que entreter, a cultura é um motor para o exercício da cidadania plena que não se limita ao voto, mas que fala e declama por todos, expressando necessidades e forças da população independentemente do seu contexto social, profissional, etc.

Creio que, mais do que nunca, é necessária a voz dos trabalhadores das artes e da cultura, não só através dos meios tradicionais escritos e orais e/ou manifestações públicas. É fundamental que sejamos ativos diariamente e que estejamos presentes, com iniciativa própria, e que nos apoiemos entre nós. Os polémicos despedimentos na Casa da Música e as dispensas na Fundação de Serralves e, possivelmente, tantas outros episódios semelhantes sem tempo de antena, tornam cada vez mais evidente que a nossa afirmação e defesa começa em nós, profissionais, recém-licenciados e desempregados.

Estamos num ponto de viragem, e esta viragem pode ser assustadora, mas é também ideal para pensarmos em soluções que podem passar por esta necessidade de cooperação e afirmação profissional e, consequentemente, a afirmação da própria Cultura. Foi-nos dada, e até forçada, uma oportunidade para parar e pensar. Restanos saber se vamos dar um passo em frente ou um passo atrás – e se for a segunda opção, que seja de forma a dar dois passos para à frente.

Se quiseres ver um texto teu publicado no nosso site, basta enviares-nos o teu texto, com um máximo de 4000 caracteres incluindo espaços, para o geral@gerador.eu, juntamente com o nome com que o queres assinar. Sabe mais, aqui.
Texto de Marta Louro

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Outubro 2024

Carta do Leitor: A esquizofrenia do Orçamento

12 Setembro 2024

Carta do Leitor: Por filósofos na sala de aula

29 Agosto 2024

Carta do Leitor: GranTurismo de esplanadas

22 Agosto 2024

Carta do Leitor: Prémios, diversidade e (in)visibilidade cultural

1 Agosto 2024

Carta do Leitor: Sintomas de uma imigração mal prevista

18 Julho 2024

Carta do Leitor: Admitir que não existem minorias a partir de um lugar de (semi)privilégio é uma veleidade e uma hipocrisia

11 Julho 2024

Carta do Leitor: Afinar a curiosidade na apressada multidão

3 Julho 2024

Carta do Leitor: Programação do Esquecimento

23 Maio 2024

Carta do Leitor: O que a Europa faz por mim

16 Maio 2024

Carta do Leitor: Hoje o elefante. Amanhã o rato

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0