fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais | Programar cultura pode ser um ato político?

No dia 28 de novembro falámos no Palco Online Gerador acerca da cultura enquanto ato político, com…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 28 de novembro falámos no Palco Online Gerador acerca da cultura enquanto ato político, com Maribel Mendes Sobreira, co-fundadora do Colectivo FACA, Miguel Ribeiro, diretor do Doclisboa e Apordoc, e Rui Oliveira Marques, co-fundador do Festival Política e presidente da associação Isonomia. Assiste à conversa aqui.

Maribel Mendes Sobreira é membro da International Society for the Philosophy of Architecture e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem publicado artigos sobre arquitetura, património urbano e teoria da arte. Concebe e orienta atividades de sensibilização para as artes e arquitetura, e colabora com o Museu Coleção Berardo desde 2007. Lecionou vários módulos na disciplina de Estética e Ética da Paisagem na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Instituto de Agronomia. É co-fundadora do Colectivo FACA.

Miguel Ribeiro estudou Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente faz parte da direção do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema e é membro da direção da Apordoc – Associação pelo Documentário. Através de diversas colaborações, desenvolveu programas curadorias entre cinema, performance e artes visuais, e é presença regular em painéis, debates e júris de festival.

Rui Oliveira Marques é co-fundador do Festival Política e presidente da associação Isonomia, responsável pelo conceito e programação do festival. Jornalista, diretor-adjunto do Meios & Publicidade, co-autor dos livros “Má Despesa Pública”, “Má Despesa Pública nas Autarquias” e autor do livro “Histórias das Noite Gay de Lisboa”. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho e com uma formação para executivos em Gestão de Marca (IPAM).

A cada quinze dias convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

20 Agosto 2021

Conversas Centrais | Pré-lançamento do livro “Perpetuniana”, de Patrícia César Vicente

14 Julho 2021

Conversas Centrais | Rota Memorial do Convento

9 Junho 2021

Conversas Centrais | O Jornalismo Lento

12 Maio 2021

Conversas Centrais | A importância das residências artísticas

14 Abril 2021

Conversas Centrais | Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?

17 Março 2021

Conversas Centrais | A representatividade negra nas artes

17 Fevereiro 2021

Conversas Centrais | A relação entre a sustentabilidade e a cultura

23 Dezembro 2020

Conversas Centrais | A Cultura é Segura: As estratégias de programação em período de pandemia

22 Dezembro 2020

Coloca os fones e descobre o podcast Conversas Impróprias

19 Dezembro 2020

Conversas Impróprias | O que fica depois do fim?

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0