Estão abertas desde janeiro as candidaturas para os festivais de cinema Caminhos do Cinema Português, Porto/Post/Doc e Doclisboa. Até ao fim de julho, no caso do Caminhos, e até ao fim de março, no caso dos dois festivais de cinema documentário, podes inscrever-te em diferentes categorias com o teu filme.
Para a 26ª edição do Caminhos o prazo de candidaturas é alargado, uma vez que só termina no dia 31 de julho, mas até ao dia 31 de maio todas as inscrições de filmes nacionais são gratuitas. Desde 1988 reconhecido como um dos principais festivais de cinema dedicados à produção nacional, o festival que decorre em Coimbra engloba as categorias de projetos finais de escolas de cinema, animação, documentário, curta-metragem e longa-metragem. Podes submeter aqui a tua candidatura.
No caso do Porto/Post/Doc o processo não é muito diferente. O festival já anunciou que a próxima edição decorre entre 20 e 29 de novembro e até ao dia 31 de março (em early deadline) ou 30 de junho (regular deadline), podem ser submetidos filmes com data de produção para a Competição Internacional, a Competição Cinema Novo, as Sessões Planetário, Transmission, Cinema Falado e Mini/Teenage. As candidaturas podem ser feitas aqui.
Por último, o Doclisboa, que irá decorrer entre 22 de outubro e 1 de novembro, abre candidaturas numa fase inicial até ao dia 31 de março, marca a deadline normal para o dia 30 de abril e a deadline tardia para o dia 31 de maio. As candidaturas estão abertas para as categorias Cinema de Urgência, Doc Alliance, Verdes Anos, Heart Beat, Competição Internacional, Novas Visões, Competição Portuguesa e Da Terra à Lua. Podes inscrever-te aqui.