Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Academia Visapress: Curso Gestão de Conteúdos e Licenciamento no Jornalismo Digital

Ao longo das sessões, serão abordadas boas práticas para a utilização ética e legal de materiais próprios e de terceiros, bem como o papel da Visapress na defesa dos direitos de jornalistas e editores, na promoção de uma remuneração justa e no combate a utilizações indevidas.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Curso prático dedicado à gestão, proteção e licenciamento de conteúdos jornalísticos no ambiente digital. Ao longo das sessões, serão abordadas boas práticas para a utilização ética e legal de materiais próprios e de terceiros, bem como o papel da Visapress na defesa dos direitos de jornalistas e editores, na promoção de uma remuneração justa e no combate a utilizações indevidas. Os participantes irão trabalhar temas como licenças Creative Commons, bancos de imagens, direitos de reprodução em plataformas online e estratégias para proteger e valorizar o seu trabalho jornalístico.

A Academia Visapress é um programa formativo gratuito dedicado aos direitos de autor no jornalismo, criado para apoiar jornalistas e profissionais da informação na compreensão, proteção e valorização do seu trabalho, desenvolvida pelo Gerador em parceria com a Visapress, entidade responsável pela gestão de direitos de autor no setor.

As formações são gratuitas, mas sujeitas a inscrição aqui.

Data: 12, 19 e 26 outubro
Horário: 17h às 20h
Local: Goethe-Institut em Lisboa e online, síncrono
Formador: João é sócio da pbbr e coordena as áreas de Propriedade Intelectual, TMT e Proteção de Dados, dedicando-se ainda à área de Comercial, Societário e Fusões e Aquisições. Assiste empresas nacionais e internacionais em matérias de propriedade intelectual, tecnologia, media, telecomunicações e proteção de dados, assessorando clientes na estruturação e negociação de operações que envolvem ativos intangíveis, tecnologia, inovação, contratos comerciais complexos e requisitos regulatórios. No âmbito da sua prática transacional, acompanha operações de Corporate e M&A, investimentos e reorganizações societárias, em especial nos setores da tecnologia, media e inovação, prestando aconselhamento jurídico integrado em operações nacionais e internacionais. Inscrito na Ordem dos Advogados desde 2017.

Objetivos
1. Desenvolver e aplicar estratégias práticas de gestão e proteção de conteúdos jornalísticos próprios em plataformas e canais digitais.
2. Compreender e saber aplicar as diferentes tipologias de licenças abertas (Creative Commons) e as regras de reprodução comercial e não comercial online.
3. Reconhecer o papel e os mecanismos de defesa dos direitos de editores e jornalistas no ambiente digital, focando na monetização e combate à pirataria.

Conteúdos
1. Modelos de licenciamento no ambiente digital e a arquitetura das licenças Creative Commons.
2. Direitos de reprodução e distribuição de conteúdos jornalísticos em agregadores e plataformas online.
3. Estratégias corporativas e individuais para a proteção, arquivo e valorização do trabalho jornalístico digital.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

25 Junho 2026

Academia Visapress: Curso Direito de Autor e o Futuro da Informação

25 Junho 2026

Academia Visapress: Workshop Inteligência Artificial, Desinformação e Direito de Autor

25 Junho 2026

Academia Visapress: Workshop Uso Legal de Conteúdos de Terceiros na Redação

25 Junho 2026

Academia Visapress: Curso Fundamentos dos Direitos de Autor para Jornalistas

25 Junho 2026

Academia Visapress: Workshop Proteção do Conteúdo Jornalístico Online

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0