A Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (AECID) e as Embaixadas e Conselhos Culturais e Científicos de Espanha em Berlim, Bruxelas, Lisboa, Nova Iorque, Tóquio e Washington DC apresentam a quarta etapa do ciclo #ThisIsNotAMusicBreak, com o video-clipe “Guajira y lágrima”, uma colaboração entre o Dúo del Mar (Marta Robles e Ekaterina Záytseva), a guitarrista portuguesa Marta Pereira e a bailarina belga Nelle Hens.

Nas palavras de Dúo del Mar, “o resultado deste vídeo evoca o sonho do reencontro com a terra, com o ar, com as folhas das árvores, com o silêncio da liberdade e com a natureza”.

As integrantes são duas figuras emergentes no panorama musical atual: a guitarrista clássica Ekaterina Záytseva, premiada em diversos concursos como o Concurso Internacional de Belgorod, o Concurso “Ciutat de Torrent” (Valência) ou o Concurso “Arjau” em Barcelona, e Marta Robles, uma solista de guitarra flamenca e compositora do grupo Las Migas. Juntas, pretendem misturar os elementos puros do flamenco e da música clássica para mostrar todas as possibilidades expressivas da guitarra espanhola.

#ThisIsNotAMusicBreak é um ciclo de música, dança e performance de vanguarda com colaborações entre artistas espanhóis e artistas de outros países, enquadrado no #ProgramaVENTANA.

Uma janela para a cultura espanhola da AECID, criada para continuar a promover a internacionalização dos artistas, criadores e indústrias culturais de Espanha, apesar das limitações impostas pela pandemia, através do networking e principalmente através dos meios digitais.


O programa EP COLAB 2020, promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Embaixada de Espanha em Portugal e Gerador, é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Texto de Isabel Marques
Imagem da cortesia da organização