fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais | Como irá o atual uso de plataformas digitais influenciar o futuro da cultura em Portugal?

No dia 9 de dezembro falámos sobre a influência que o atual uso de plataformas…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 9 de dezembro falámos sobre a influência que o atual uso de plataformas digitais terá no futuro da cultura em Portugal, com Gil Ferreira, Diretor Executivo do festival Imaginarius, Pedro Pires, CEO da Solid Dogma, e Rita Lougares, Diretora do Museu Coleção Berardo. Assiste a esta conversa aqui:

Gil Ferreira é Diretor Executivo do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Desde 2013, é Vereador do Departamento de Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus do Município de Santa Maria da Feira, membro dos Grupos Temáticos de Cultura e Turismo do Eixo Atlântico, membro do Conselho Municipal de Cultura e Turismo do Porto e delegado da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves. É também membro da Comissão Executiva da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

Pedro Pires, iniciou a sua carreira no Departamento de Estratégia da Novapublicidade / Novodesign. Em 1998 assume a Coordenação Estratégica da criação da marca ONI e mais tarde junta-se à Brandia, como Creative Associate Director. Em 2006, cria a Adore Advertising e é responsável estratégico na formação do grupo Ativism. Em 2008 junta-se à Ivity como Diretor Criativo e de Estratégia e entre 2013 e 2018 preside o Clube Criativos de Portugal. Em 2015, cria a Solid Dogma, uma unidade criativa focada na ativação do poder das marcas e da cultura através da arte.

Rita Lougares desempenhou, desde 1993, o cargo de Conservadora no Centro Cultural de Belém, primeiro no Centro de Exposições e mais tarde no Museu Coleção Berardo, tendo sido nomeada Diretora deste último, em 2018. Ao longo destes anos adquiriu uma vasta experiência profissional em museologia, nomeadamente nas áreas de conservação, produção e organização de exposições de arte moderna e contemporânea, e na coordenação de equipas, tendo ainda realizado inúmeros projetos de curadoria ligados ao acervo da Coleção Berardo.

A cada quinze dias convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador em formato de performances, conversas, ou sessões musicais. Descobre aqui o programa desta semana e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

20 Agosto 2021

Conversas Centrais | Pré-lançamento do livro “Perpetuniana”, de Patrícia César Vicente

14 Julho 2021

Conversas Centrais | Rota Memorial do Convento

9 Junho 2021

Conversas Centrais | O Jornalismo Lento

12 Maio 2021

Conversas Centrais | A importância das residências artísticas

14 Abril 2021

Conversas Centrais | Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?

17 Março 2021

Conversas Centrais | A representatividade negra nas artes

17 Fevereiro 2021

Conversas Centrais | A relação entre a sustentabilidade e a cultura

23 Dezembro 2020

Conversas Centrais | A Cultura é Segura: As estratégias de programação em período de pandemia

22 Dezembro 2020

Coloca os fones e descobre o podcast Conversas Impróprias

19 Dezembro 2020

Conversas Impróprias | O que fica depois do fim?

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0