Depois do ciclo Recém-Nascidos, Amores Pós-Coloniais, a peça documental de André Amálio e Tereza Havlíčková, chega à Sala Estúdio do Teatro D. Maria II no dia 7 de fevereiro. O espetáculo é produzido pela companhia Hotel Europa e inicia, assim, um novo capítulo na sua investigação sobre o colonialismo. 

Amores Pós-Coloniais reflete o amor enquanto espaço político e utópico e de que forma a violência do colonialismo condicionava as relações amorosas. Partindo de testemunhos reais recolhidos para esta criação cruzados com pesquisa de arquivo, o espetáculo de teatro documental dá voz a antigos soldados portugueses brancos que tiveram filhos com mulheres africanas no tempo da guerra, portuguesas que se apaixonaram por africanos pertencentes aos movimentos de libertação e casais formados na relação estabelecida entre países da Europa de Leste. Além do testemunho de quem viveu este problema na primeira pessoa, ouve os filhos que resultaram dessas relações. 

No dia 17 de fevereiro está marcada uma conversa com os artistas após o espetáculo e no dia 24 uma sessão com interpretação em língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. A sessão de 8 de fevereiro está integrada no Festival Antena 2, com um preço único de 10€. 

A peça está em cena até ao dia 24 de fevereiro. 

Local: Teatro D. Maria II, em Lisboa

Data e hora: 7 de fevereiro às 21h30

Preço: 11€

Fotografia de Filipe Ferreira 

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.