Após ter sido apresentado pela primeira vez , em terreno nacional, no Indie Lisboa 2017, e após um longo percurso (iniciado no Festival de Roterdão) em festivais e salas de cinema internacionais, o último filme de Leonardo Mouramateus, “António Um Dois Três”, chega aos cinemas portugueses no dia 13 de Junho. Uma co-produção luso-brasileira, que conta com a presença de Mauro Soares, Deborah Viegas, Mariana Dias, Daniel Pizamiglio, João Fiadeiro e Sandra Hung, com Direcção de Fotografia de Aline Belfort e Som de Tomás von der Osten.

Sinopse: Lisboa, Portugal. António (Mauro Soares) é um jovem que, após passar a noite fora de casa, é cobrado pelo pai devido a uma carta anónima que recebeu, dizendo que o
filho abandonou a faculdade há cerca de um ano. Diante da situação, António foge de casa e encontra refúgio na casa de Mariana (Mariana Dias), a sua ex-namorada.
Lá ele conhece Débora (Deborah Viegas), uma brasileira que alugou um quarto por um único dia, com quem acaba por se envolver.
Inspirado no livro As Noites Brancas, de Dostoiévski o filme “reverbera o enredo do romance naquilo que toca à juventude, ao encontros furtivos amorosos, e à atmosfera de sonho. Há ainda um certo ardor melancólico, promessas de futuro, assim como desilusões que unem o filme ao livro – mas talvez todos esses elementos lá estão porque são questões que atravessam o tempo, e está presente na vida de todo o mundo em algum momento da vida. “Li o romance pela primeira vez pouco tempo depois de chegar a Lisboa, e assim como várias outras referências essa reverberou em mim, e seu DNA acaba por se sentir no filme”, explica Mouramateus.

 

Estreia: 13 de Junho

Salas/Sessões: Espaço Nimas (diariamente, às 19h00)

Género: Comédia, Drama

Duração: 1h 35min

Classificação: M/16

Argumento: Leonardo Mouramateus

Fotografia: Aline Belfort

Som: Tomás von der Osten

Montagem: Leonardo Mouramateus, Raul Domingues

Com: Mauro Soares, Deborah Viegas, Mariana Dias, Daniel Pizamiglio, João Fiadeiro, Sandra Hung.

Produtor: Miguel Ribeiro, Gustavo Beck, Clara Bastos

Produção: Praia à Noite, Filmes do Asfalto, If You Hold A Stone

Países: Brazil, Portugal

 

Imagem de “António Um Dois Três” (2017, Leonardo Mouramateus)

Se queres ler mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.