Prémios, apoios, convocatórias ou residências artísticas, há várias iniciativas a que te podes candidatar, em Portugal e no estrangeiro. Confere neste artigo.

Call para programa artístico Mistérios da Transição, na Grécia
Em 2023, a cidade de Elevsis, na Grécia receberá o título de Capital Europeia da Cultura (CE), apresentando um programa multifacetado intitulado Mistérios da Transição. Para a configuração final da programação artística, o Anonyme Sociedade Única Municipal da Capital Cultural de Elevsis, 2023 ELEVSIS, apresenta um concurso aberto internacional a artistas, grupos e organizações individuais da Grécia e do exterior, para a apresentação de propostas de novos projetos/ações que ocorrerão durante 2022 e 2023.

Inspirado na rica história da cidade, o programa Mistérios da Transição movimenta-se em quatro áreas estratégicas: cultura, pessoas, cidade e meio ambiente. Nesse sentido, existem três temas centrais distintos, mas interligados: pessoas/sociedade, ambiente e trabalho, refletindo as características únicas da cidade e os desafios contemporâneos que, tanto Elevsis, quanto a Europa, enfrenta.

Apoio à criação artística na Fundação Gulbenkian
Tendo em conta as necessidades atuais do setor cultural, a Fundação Gulbenkian decidiu apoiar a formação e a criação, individual e coletiva, nas várias dimensões artísticas. Esta iniciativa, que representa um investimento de mais de um milhão de euros, surge em linha com o compromisso da Fundação de apoiar os artistas e as suas estruturas de criação, privilegiando os criadores mais originais e inovadores.

O apoio às artes será concedido através de concursos em três áreas distintas: bolsas de formação no estrangeiro em artes visuais, artes performativas e música (num total de 600 mil euros); apoio à criação artística de obras originais nas áreas das artes visuais, cinema, dança e teatro (350 mil euros); e apoio à realização de exposições em França (200 mil euros), através da delegação da fundação em Paris.

Até 30 de abril, podem candidatar-se os artistas portugueses que residam e trabalhem em território nacional ou instituições privadas sem fins lucrativos de produção artística.

Ilustração – Prémio nacional BIG, em guimarães
BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães é um concurso nacional dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais, e está em aberto até 31 de maio.

A seleção das obras rege-se por um regulamento específico disponível aqui. O presente regulamento estabelece as regras e critérios que regem o funcionamento do Prémio Nacional Bienal de Ilustração de Guimarães, uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães como território de reconhecido interesse nacional e internacional no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.

Call para cinema e audiovisual
Os concursos de Apoio Financeiro ao Cinema e ao Audiovisual, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, já abririam, com uma dotação total de mais de 22 milhões de euros, a serem distribuídos por 28 concursos.

Os concursos de 2021 incluem os apoios a novos talentos e primeiras obras, cinema, audiovisual e multimédia, exibição em festivais e circuitos alternativos, internacionalização e apoio Ad Hoc, com destaque, ainda, para a abertura dos apoios plurianuais à formação de públicos nas escolas (ações de formação destinadas ao público infantil e juvenil). Estão também incluídos os protocolos de coprodução internacional com França, Itália e Luxemburgo.

Residência para arquitetura
T' Space e a Fundação Steven Myron Holl anunciaram a quinta Residência Virtual de Arquitetura de Verão para estudantes internacionais e jovens profissionais ativos em pesquisa e design de arquitetura, bem como as artes em geral. Este é um programa de estúdio virtual intensivo de 25 dias que incentiva o design experimental e o pensamento crítico. Os moradores participarão em palestras e críticas com arquitetos, artistas e curadores reconhecidos, bem como em passeios virtuais e discussões com importantes indicações de significado histórico, ambiental, cultural e arquitetónico no Vale do Hudson, em Nova York. Os candidatos selecionados receberão bolsas após a aceitação do programa. As bolsas são baseadas na qualidade do portfólio e apoiam a diversidade e inclusão.

Big Pulse Dance Alliance - Open call
A Big Pulse Dance Alliance [BPDA], projeto de cooperação de grande escala cofinanciada pelo Europa Criativa, convida à apresentação de propostas por parte de artistas interessados em desenvolver ideias coreográficas portáteis e ecologicamente conscientes, em conjunto com os 12 parceiros do projeto. As candidaturas decorrem até 12 de abril.

A Big Pulse Dance Alliance (BPDA) é uma parceria de 4 anos (2021-2024) de 12 festivais de dança europeus e instituições unidas pela sua paixão em promover, reforçar e alargar o alcance do sector da dança contemporânea. Com o cofinanciamento do Europa Criativa, BPDA visa diversificar a programação de dança em palcos e em espaços públicos ao ar livre; apoiar o desenvolvimento de artistas através de programas de mentoria, viagens e workshops; e convidar novos públicos a envolverem-se com a forma de arte através de performances dinâmicas ao vivo ou digitais e outras atividades participativas. A visão a longo prazo do projeto é estabelecer uma rede dinâmica de festivais de dança europeus que trabalhem em colaboração e de forma sustentável para promover o impacto da dança na mudança de vida.

Pretende-se apoiar projetos com equipas criativas de até seis pessoas em digressão para criar/recriar espetáculos com participantes locais numa série de espaços públicos, apoiados pelos parceiros da BPDA. Os participantes locais envolvidos em cada local podem ser profissionais, não-profissionais ou uma mistura de ambos. O objetivo é ajudar os artistas a criar coreografias vitais, memoráveis e relevantes que sejam ecológica e tecnicamente leves, onde o conceito da obra possa ser reconstruído com articulação e impacto em cada local.

Este convite à apresentação de ideias é dirigido a artistas que utilizam ideias coreográficas como principal forma de expressão, estão interessados e entusiasmados com a criação de trabalhos para espaços públicos, gostam de trabalhar em colaboração com produtores e festivais em diferentes países, e estão dispostos a mergulhar na aprendizagem partilhada e no intercâmbio de práticas.

Apoio a espetáculos de Teatro e Dança na Fundação GDA
Até 9 de abril, estão abertas as candidaturas para o apoio à produção e apresentação pública de projetos nos domínios do teatro, da dança e dos cruzamentos disciplinares.

Este programa visa apoiar a produção e apresentação pública de projetos nos domínios do teatro, da dança e dos cruzamentos disciplinares, tendo em vista promover oportunidades para o desenvolvimento da atividade profissional dos atores e dos bailarinos, e dinamizar a oferta e a diversidade criativa nestas áreas aos públicos nacionais, prestigiando a carreira profissional dos artistas.

POLDRA – Public Sculpture Project Viseu – Open call
O POLDRA – Public Sculpture Project Viseu desenvolve propostas contemporâneas de arte pública/arte em espaço público – com particular enfoque para a vertente escultórica – criadas ou adaptadas para espaços selecionados da cidade de Viseu (sendo de raiz, ou tornando-se site-spe­cific), reinventando-os e reinterpretando-os, promovendo uma interação entre o visitante e os locais de implantação. Nesta dinâmica, a obra será o potenciador de uma relação, que se espera que exista para lá do olhar.

Através de uma open call internacional, incentiva-se a apresentação de propostas que proporcionem distintos olhares e práticas sobre os espaços públicos que o POLDRA defina como os da sua abrangência. Devendo ser pensadas especificamente para a Mata do Fontelo, as propostas que se apresentem a esta open cal, aberta até 18 de abril, devem refletir sobre a problemática da arte em espaço público e ser, elas mesmas, um reflexo do percurso e trabalho do criador (individual ou coletivo) responsável pela proposta.

Creatives for Our Future - Swarovski Foundation Institute
O programa está aberto, até 9 de abril, a todos os criativos em todo o mundo com idades entre os 18 e os 25 anos, de várias disciplinas, incluindo moda, design, arte, arquitetura e engenharia - sem limite para o meio criativo. Os candidatos aprovados terão grande interesse, demonstração ou potencial exemplar para usar o processo criativo para acelerar a conscientização, tecnologias ou soluções para o desenvolvimento sustentável.

A Swarovski Foundation Institute: Creatives for Our Future estende a missão da Swarovski Foundation de promover e apoiar colaborações culturais, educacionais e de defesa de direitos humanos e ambientais, desigualdade e bem-estar.

Nas Parcerias para o Impacto a cultura também conta
Foi publicado um novo Aviso de Abertura de Concurso, ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, que disponibilizará 10 milhões de euros para apoiar projetos inovadores que respondam a problemas sociais nas regiões do norte, centro e alentejo. O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, um dos quatro geridos pela Portugal Inovação Social, destina-se a financiar a implementação, desenvolvimento ou expansão de projetos com impacto social em áreas como a cidadania, educação, saúde, emprego, justiça, inclusão social ou inclusão digital, assegurando 70% das suas necessidades de financiamento. Os restantes 30% deverão ser assegurados por investidores sociais, públicos ou privados.  O financiamento do concurso agora aberto é proveniente do POISE e encerra no dia 9 de junho de 2021, às 18h.

balleteatro – Open cal para Projeções 2021
Projeções é um ciclo de apresentação de trabalhos de artistas emergentes. A principal missão deste ciclo é a divulgação de projetos performativos de artistas emergentes e futuros criadores. O objetivo é apoiar estes artistas na criação e produção de obras de pequeno formato e com alguma portabilidade. Até 30 de março, estão a decorrer as candidaturas para a próxima edição que terá lugar a 19 de maio no Coliseu Porto Ageas.

Candidaturas para a mostra_T do Teatro Experimental de Cascais
Até 31 de março, estão abertas as candidaturas para a mostra_T, uma mostra de teatro jovem, em que um dos critérios fulcrais de participação é incluir no espetáculo alunos ou ex-alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Normalmente, a mostra_T acontece em setembro e inclui uma média de sete produções, a maior parte sendo estreias absolutas. A escolha é feita durante o primeiro trimestre do ano segundo critérios de qualidade de apresentação, reportório sugerido e novidade nas opções artísticas.

The Hood - Convocatória
The Hood lançou o desafio para criar um cartaz centrado no tema "Bairro". O vencedor receberá um prémio monetário e um exemplar da sua proposta, que será produzida e colocada por todo o espaço do The Hood, onde todas as propostas recebidas serão também expostas no The Hood.  As participações decorrem até dia 29 de março

Se quiseres saber mais sobre este tema, espreita o curso Fundos Europeus para as Artes e Cultura da Academia Gerador.
Informação reunida e partilhada por Francisco Cipriano
Fotografia de Julio Nery via Pexels

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.