Os artistas Tiago Nacarato e Fran criaram “Areia Fina”, um single que reúne equipas musicais provenientes de vários países. O trabalho dos músicos já se encontra disponível em todas as plataformas de streaming.

Com uma história transatlântica, a canção composta em Portugal, por Tiago Nacarato, foi enviada para o Brasil pelo artista, chegando às mãos de Fran, “que numa simbiose perfeita completou a sua parte juntando à letra o seu contributo lírico e a sua voz”, lê-se em comunicado.

Tiago começou a escrever “Areia Fina” numa Tour que fez no Brasil, em 2018 “Era a primeira vez que pisava o Rio de Janeiro, a terra onde nasceram, viveram e morreram grande parta dos meus ídolos. Completamente extasiado por pisar o mesmo chão onde foi criado o Samba, a Bossa Nova e o Tropicalismo senti a necessidade de escrever algo sobre a Cidade. A canção é um fast forward desse período, em que lá estive, misturada com algumas citações de canções que me envolveram nesses dias”, conta o artista.

A colaboração com Fran chega através de uma oportunidade única, “a ideia de trabalhar com alguém nascido e criado na cidade maravilhosa para que a canção se completasse na sua mensagem principal e que pudesse descrever o Rio de Janeiro pela sua própria experiência, pareceu-me perfeito. Misturar duas visões completamente distintas da cidade”, acrescenta.

O músico do Rio de Janeiro juntou ainda à produção do tema o trio de produtores​ musicais com quem trabalha, DOGZ (​Pablo Bispo​, ​Ruxell e ​Sérgio Santos), responsável por alguns dos maiores sucessos do pop brasileiro atual, com faixas produzidas para artistas como Anitta, IZA, Pabllo Vittar, Glória Groove, Preta Gil, Major Lazer, entre outros.

Não ficando por aqui, os artistas convidaram ainda a ilustradora do Cazaquistão, Lyazzat Argingazina, para a construção do videoclipe que, através de uma animação singular. “conseguiu transmitir todas as emoções presentes nesta composição, por meio de uma viagem ilustrada pelas ruas do Rio de Janeiro”, acrescentam os artistas.

Quanto à capa do single, esteve a cargo da designer brasileira, residente em Portugal, Eloiza Montanha.

O trabalho em conjunto dos artistas encontra-se disponível em todas as plataformas de streaming, sendo também possível assistir ao videoclipe no canal de YouTube oficial de Tiago Nacarato.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia da cortesia dos artistas

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.