Quarta-feira, 1 Maio 2019

Lígia Soares

Lígia Soares (Lisboa, 1978) é uma coreógrafa e dramaturga portuguesa que tem vindo a questionar o espaço cénico como um espaço distanciado.Começou o seu trabalho profissional com a Companhia de Teatro Senssuround em 1997. Foi artista residente da Tanzfabrik- Berlin entre 2004 e 2006, foi bolseira da DanceWeb em 2018 (Viena). O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente estando presente em vários programas de teatro e dança contemporânea. Promoveu vários programas nacionais e internacionais de programação com outros artistas ou em projetos coletivos como o Demimonde. “Celebração”, Culturgest 2012, “Demimonde na Galeria da Boavista”, 2013, “Meio-Mundo Estrada Fora”, Lisboa/Porto/Madrid/Paris, 2014, “Face a Face- Programa Luso-Brasileiro de Artes Performativas”, 2015, Brasília, 2016, Rio de Janeiro. Na temporada 2015/2016 foi membro do laboratório de escrita para teatro do TNDM II em Lisboa para o qual escreveu a peça “Civilização”.

Na sequência de trabalhos como “Romance”, “Teatro Dentro de Nós” ou “Turning Backs” prossegue uma pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espetador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo, incorporando ou substituindo o próprio papel de performer. O seu trabalho “O Ato da Primavera” estreou em Outubro de 2017 no TNDM II e inclui uma curadoria em que convida sete dramaturgos portugueses a escreverem peças para um dispositivo constituído por telepontos. As suas peças “Romance” (2015), “Cinderela” (2018) e “Civilização” (2019) estão editadas pela Douda Correria. “Cinderela” ganhou o prémio Eurodram 2018.

Para saberes mais sobre ela, espreita aqui:

https://doudacorreriablog.wordpress.com/tag/ligia-soares/

http://www.maquinaagradavel.com

“Romance” (2015), fotografia de Cláudia Morais

Fotografia de capa de Nádia Teixeira

Se queres conhecer mais autores portugueses, clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE

Notícias 20.Mai.2019

Aniversário de Eduardo Lourenço assinalado com estátua de bronze em Lisboa

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai apresentar na quinta-feira, às 18h, em Lisboa, uma estátua em bronze de Eduardo Lourenço, da autoria de Leonel Moura, para…

Literatura 20.Mai.2019

"As Moscas" de Jean-Paul Sarte nas Leituras no Mosteiro

Esta terça-feira, dia 21, o Centro de Documentação do Teatro Nacional São João (TNSJ), localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, acolhe uma leitura informal de “As…

Fora da Gaveta 20.Mai.2019

Festival Planalto arranca em Moimenta da Beira com música, dança e conferência em torno do colonialismo

O Planalto – Festival de Artes arranca esta segunda-feira, dia 20, em Moimenta da Beira, com a conferência “Descolonizaaaaarte!”, de Joacine Katar Moreira, criada em torno das ideias do colonialismo…

AGENDA 20.Mai.2019

ZA! regressam a Barcelos

Depois de uma passagem pelo Festival Milhões de Festa, os ZA! regressam a Barcelos, no dia 24 de maio, para apresentar Panchiko Plex, o novo álbum, para mais uma noite…

Notícias 20.Mai.2019

Entrevista a Tó Trips: “O futuro faz-se com aquilo que vem de trás, com o romper com o passado.”

Desafiado pela GAU – Galeria de Arte Urbana, para propor ideias musicais e criativas para a programação da 3.ª Edição do Muro – Festival de Arte Urbana, o Gerador surgiu…

Notícias 20.Mai.2019

Passatempo Sofar Sounds Lisboa: ganha 2 bilhetes duplos para os concertos de 25 de maio

A próxima edição do Sofar Sounds Lisboa está quase a chegar e os Sócios Gerador têm dois lugares duplos reservados para os concertos do dia 25 de maio! O espetáculo…