fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Barómetro ao Milímetro: Quais os melhores meios para a comunicação cultural em Portugal?

Qual a importância das redes sociais para a comunicação cultural? E a da crítica especializada, ou dos cartazes afixados? Será que a sua importância varia, de geração para geração ou consoante o nível de educação? Neste artigo, desvendamos a respostas a estas e outras perguntas.

Texto de Clara Amante

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No Barómetro ao Milímetro deste mês olhamos para a forma como os inquiridos obtêm informação sobre as atividades culturais em Portugal.

Neste campo, as preferências mantêm-se face ao ano anterior, com as redes sociais a verem a sua importância a crescer cada vez mais. Em segundo lugar mantêm-se as indicações de amigos e familiares, demonstrando mais uma vez a importância do “passa a palavra”, que é seguido da internet.

Quando analisamos a forma como as diferentes gerações acedem à informação relacionada com as práticas culturais, faz sentido destacar determinados formatos clássicos: a TV, a rádio e a publicidade na rua ainda são relevantes para os segmentos etários mais velhos, mas têm pouca adesão por parte dos mais novos. A mesma inclinação acontece com os jornais ou as revistas, sendo que, neste caso, todos os valores são relativamente baixos.

As redes sociais, no entanto, têm o comportamento contrário, com uma presença extraordinariamente significativa, acima dos 80%, para os entrevistados até aos 34 anos, baixando para cerca de 50% para o segmento mais velho. Mas, convém sublinhar que, mesmo este último segmento, continua a apresentar valores bastante relevantes. As redes sociais são, portanto, o local certo para investir em comunicação cultural.

O Facebook e o Instagram têm uma presença muito clara, embora estejam a descer no nível de utilizadores em relação a 2021. LinkedIn cresce significativamente, apesar de manter valores baixos, e o TikTok sobe cerca de 10 pontos percentuais, o maior crescimento, começando a revelar-se uma rede relevante, constituída, acima de tudo, por jovens até aos 25 anos.

O WhatsApp é utilizado praticamente de forma universal, apresentando, no entanto, limitações como instrumento de comunicação cultural, já que não dispõe de publicidade. Por outro lado, o Youtube tem também uma penetração na população muito elevada, podendo constituir uma solução muito interessante para publicidade de iniciativas e espaços culturais.

Regressando à avaliação sobre o modo como os entrevistados se informam para escolher os eventos culturais em que participam, é interessante realçar que a palavra de amigos e familiares é o meio mais importante para quem tem a escolaridade inicial.

Por outro lado, a opinião da crítica especializada e os folhetos e cartazes em espaços culturais são as ferramentas mais utilizadas pelos públicos com maior escolaridade. Esta é, aliás, uma característica muito distintiva entre diferentes níveis de escolaridade.

-

Mensalmente mergulhamos no Barómetro da Cultura para te trazermos novas análises sobre a relação da população de Portugal com a cultura.

O Barómetro da Cultura é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2022 aqui e pede o teu relatório completo aqui.

Síntese Ficha Técnica

O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 19 de abril de 2022, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,14 pontos e a margem de erro para a proporção é de 3,13 pontos percentuais.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Abril 2023

Barómetro ao Milímetro: Perceção da oferta cultural nas diferentes regiões do país

14 Abril 2023

Barómetro ao Milímetro: Pessoas com mais disponibilidade financeira jantam fora mais vezes

17 Janeiro 2023

Barómetro ao Milímetro: Educação e conforto financeiro são os fatores mais relevantes

20 Dezembro 2022

Barómetro ao Milímetro: Consumo cultural proativo e reativo

6 Novembro 2022

Barómetro ao Milímetro: O impacto do bem-estar mental e do cansaço no consumo de cultura

17 Fevereiro 2022

Barómetro ao Milímetro: Quem apontam os portugueses como melhores artistas plásticos?

13 Janeiro 2022

Barómetro ao Milímetro: Os atores e atrizes que os portugueses mais admiram

30 Dezembro 2021

Barómetro ao Milímetro: Os escritores preferidos dos portugueses

16 Dezembro 2021

Barómetro ao Milímetro: Quem são os artistas musicais mais admirados pela população?

2 Dezembro 2021

Barómetro ao Milímetro: Como se informam os portugueses acerca dos eventos culturais?

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura II – Redação de candidaturas [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e manutenção de Associações Culturais (online)

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

5 JUNHO 2024

Parlamento Europeu: extrema-direita cresce e os moderados estão a deixar-se contagiar

A extrema-direita está a crescer na Europa, e a sua influência já se faz sentir nas instituições democráticas. As previsões são unânimes: a representação destes partidos no Parlamento Europeu deve aumentar após as eleições de junho. Apesar de este não ser o órgão com maior peso na execução das políticas comunitárias, a alteração de forças poderá ter implicações na agenda, nomeadamente pela influência que a extrema-direita já exerce sobre a direita moderada.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0