Desde os primeiros dias do Gerador que desejamos criar uma ferramenta que pudesse apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais. E, finalmente, hoje, o primeiro relatório integral do estudo que revela a opinião dos portugueses sobre a cultura em Portugal está disponível, para todos, gratuitamente, aqui.

De que forma a cultura é vista pelos portugueses? Que ferramentas podem apoiar os agentes culturais? Como podemos desenvolver estratégias que potenciem o consumo cultural?

Para responder a estas e muitas outras questões, o Gerador convidou a Qmetrics, uma empresa de referência na área dos estudos de mercado em Portugal, a aceitar o desafio de conceber, connosco, o estudo mais ambicioso de sempre no nosso país nesta área.

Um estudo anual, realizado sempre na mesma altura do ano - as entrevistas desta primeira edição decorreram entre 8 de março e 6 de maio de 2019 - que permita perceber evoluções e regressões e que esteja preparado para avaliar novas variáveis no futuro. Um estudo robusto, com cerca de 1.200 entrevistas telefónicas, representativas da população portuguesa, com capacidade para avaliar amostras com total segurança, como uma região do país, um segmento etário, um agregado familiar ou a situação profissional.

Nesta página, que está disponível a partir de hoje, para além do relatório global, podes ainda descobrir como está o Barómetro Gerador Qmetrics organizado - são 6 grandes secções - e acompanhar, a partir de agora, todos os sábados, as análises detalhadas que vamos publicar, num artigo dedicado, de um aspecto do Barómetro Gerador Qmetrics. Revelaremos informações mais pormenorizadas, com cruzamentos adicionais de variáveis e com análises complementares que poderão requisitar outras fontes. Sabe mais sobre estes artigos semanais aqui.