Com o objetivo de reforçar a centralidade da universidade no plano cultural e criativo da cidade de Braga, a única no país e na Península Ibérica a integrar a rede de cidades criativas da UNESCO na área das Media Arts, a Universidade do Minho lança mestrado voltado para a área a iniciar no ano letivo 2021\2022.

O Mestrado em Media Arts permite uma formação avançada no cruzamento entre arte, comunicação e tecnologia digital, através de um plano de estudos de "forte cariz laboratorial e de projeto". Em comunicado lê-se que "o curso procurará um compromisso entre a teoria, a prática experimental e o pensamento crítico, numa interação constante entre o saber-refletir e o saber-fazer".

Destinado, essencialmente, a licenciados, com ou sem experiência profissional e/ou artística, nas áreas das Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Performativas, Música, Multimédia, Audiovisual, Design e Ciências da Comunicação, bem como em outras áreas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, o Mestrado em Media Arts resulta da relação interdisciplinar e da colaboração entre o Departamento de Ciência da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais, a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura.

Beneficiando ainda da relação próxima com a atividade da Braga Media Arts e do gnration, espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia, o Mestrado resulta da ligação protocolada entre a empresa municipal de cultura Teatro Circo de Braga EM SA e a Universidade do Minho, que permite assim uma maior "integração e interação de excelência, criando dinâmicas com a programação cultural e programa de residências artísticas destas entidades, atribuindo a este características únicas a nível nacional", acrescentam em comunicado.

Braga, cidade integrante da rede da UNESCO Creative Cities Network

Desde o ano de 2017 que a cidade de Braga é parte integrante da rede da UNESCO Creative Cities Network no domínio das Media Arts. Esta rede engloba 246 cidades espalhadas pelo mundo permitindo fomentar a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico.

O plano de ação em Braga é levado a cabo pela Braga Media Arts, que tem por objetivo, entre outros, promover a aprendizagem e experimentação no campo das Media Arts. Este plano já permitiu a criação do index, uma bienal internacional de Media Arts que teve uma edição preliminar em 2019, e o projeto de serviço educativo Circuito, que estabelece múltiplas ligações entre Media Arts e a cidade de Braga, com atividades pensadas para escola, famílias, crianças, professores, séniores, comunidades, artistas, entre outros.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia via thresholdmagazine

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.