Abrem hoje, dia 22 de março, as candidaturas à Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, a bolsa que pretende apoiar o jornalismo e os jornalistas, com enfoque nos profissionais mais jovens, que têm mais dificuldade em aceder aos recursos e ferramentas necessárias para desenvolver reportagens de investigação.

Se és um jovem jornalista, formado ou ainda em formação, até aos 35 anos, e tens uma ideia que gostavas de explorar, não deixes escapar esta oportunidade. Envia-nos a tua proposta até ao dia 5 de abril, e habilita-te a desenvolver tua reportagem, durante o período de três meses, com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador. O valor da bolsa é de 1.250 euros: 1.000 euros referentes ao orçamento máximo de gastos em recursos técnicos para a reportagem e 250 euros de prémio monetário para o vencedor. A reportagem será publicada integralmente nas várias plataformas do Gerador.

Podem candidatar-se todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal, desde que as propostas sejam feitas a título individual e em português. Esta bolsa é compatível com uma ocupação estudantil ou profissional de tempo inteiro, permitindo desenvolver uma reportagem ao longo de um período extenso de tempo, como atividade paralela.

A avaliação das propostas terá em consideração os seguintes pontos: Adequação à estratégia editorial do Gerador; Relevância jornalística; Oportunidade temporal; Diversificação da apresentação; Detalhe orçamental; e Calendarização das tarefas a apresentar. O vencedor será anunciado no dia 12 de abril.

Esta é a segunda de quatro bolsas que iremos atribuir ao longo de 2021, de três em três meses. Descobre aqui como podes candidatar-te, bem como o regulamento com tudo aquilo que precisas de saber.