O ciclo de apresentações Cartografias, é um projeto do Forum Dança que visa construir e apresentar mapas de
possibilidade para a dança contemporânea na era da performance. Com a curadoria de Ezequiel Santos, a mostra anual de 2021 ocorre de 29 de abril a 28 de maio, no Espaço da Penha, em Lisboa.

A edição deste ano, Cartografias#4, inicia no Dia Mundial da Dança e prolonga-se até ao final de maio, com diferentes propostas todas as semanas. Este ciclo desenvolve-se no conceito de texto escrito, para além dos textos do corpo. O pretexto foi o de convocar trabalhos de artistas que se apoiam na produção dramatúrgica, ou literária, recuperando ou traçando novas propostas cénicas, que se constroem ou desconstroem através do som, da palavra, e do sentido. Os artistas convidados que compõem a programação são Daniel Pizamiglio, João Fiadeiro, Lígia Soares, Maurícia | Neves, Maria Varbanova, Filipa Duarte, Carolina Campos & Márcia Lança, Sónia Baptista e Vânia Rovisco.

O programa remete para a recuperação de obras produzidas nas últimas duas décadas, em revisitação nos casos de João Fiadeiro, Lígia Soares e Maurícia | Neves. Outras criações, em estreia ou em processo continuado, têm como fontes a literatura e a poesia de língua portuguesa, ou os ensaios em torno de uma dramaturgia coletiva. Na última semana desta mostra, apresentam-se as obras que estavam inicialmente programadas para o encerrar a edição anterior do Cartografias.

O ciclo Cartografia#4 acontece de 29 de abril a 28 de maio, no Espaço da Penha, em Lisboa. Pode consultar a programação completa aqui.

Local: Espaço da Penha, em Lisboa

Horário: de 29 de abril a 28 de maio, a partir das 19h

Preço: 3€ uma apresentação e 5 € duas apresentações, no mesmo dia

Fotografias da cortesia de Forum Dança