Este ano assinalam-se os 100 anos do nascimento de José Saramago. Em junho, a celebração faz-se num passeio pelo Tejo, a bordo de um Varino, e num espetáculo de marionetas, “A Caravela Desconhecida”, por Magnum Soares e Adriana Melo.

Com as vontades cuja força aprendemos no Memorial do Convento, a Fundação José Saramago celebra o centenário de José Saramago, em vários eixos de atuação, porque a sua obra literária e o seu pensamento a isso aconselham: no eixo da biografia, no da leitura, no das publicações e no das reuniões académicas.

No dia 26 de junho, pelas 10h, Miguel Real, recebe todos aqueles que quiserem conversar e aprender mais sobre a vida e obra de José Saramago, a bordo de um Varino. Com partida pelas 10h da Marina de Vila Franca de Xira, Miguel Real guiará a descida do Tejo com visita ao Museu do Neo-Realismo pelas 14h30.

Ainda neste dia, Magnum Soares e Adriana Melo, apresentam no Auditório da Fundação José Saramago, pelas 16h30, o espetáculo de marionetas " A Caravela Desconhecida".

"Navegar é um ato que está presente na raiz cultural da nação portuguesa, algo que possibilitou o conhecimento de diversas pessoas e “mundos”, mas navegar por entre sonhos, num universo imaginário, é também um dom que todos temos na nossa essência. Para tal, é necessário libertarmo-nos, é preciso que nos permitamos mergulhar em águas profundas, transportando-nos para mares ousados e terras longínquas, onde podemos ser sereias, piratas, reis ou… simplesmente, quem quisermos.".

As reservas devem ser feitas pelo e-mail secretaria@josesaramgo.org

Local:  Partida da Marina de Vila Franca de Xira e Fundação José Saramago
Horário: Dia 26 às 10h e às 16h30
Preço: 14€ / 3€
Fotografia disponível via Pexels