Continuamos a celebrar os 5 anos do Gerador até dia 30 de Junho na Central Gerador, no Lumiar em Lisboa. Esta semana, de 27 a 30 de Junho, vamos conversar sobre como programar um festival de cinema, assistir a uma leitura encenada que mais parece uma degustação gastronómica, dançar ao som de um dj set de final de dia e descobrir projectos fotográficos numa feira de fotografia.

27 de Junho às 19h30 | Conversa Como programar um festival de cinema?

Para esta conversa desafiámos o Fernando Galrito, fundador e director artístico do MONSTRA, festival de cinema de animação de Lisboa, o Nuno Sena, director e programador do IndieLisboa International Film Festival e, ainda, Pedro Souto, director e programador do MOTELX, festival de cinema de terror de Lisboa. A partir das 19h30 estarão os três na Central Gerador para nos falar sobre o seu trabalho como programadores e responder às tuas perguntas. A moderação fica nas mãos de um jornalista do Gerador.

28 de Junho às 21h | Leituras Encenadas – Poesia Pantagruel com Elisabete Fragoso e Joana Guedes

Esta sexta-feira a Central Gerador abre portas para a leitura encenada “Poesia Pantagruel” com Elisabete Fragoso e Joana Guedes, a partir de textos de poetisas como Adília Lopes, Ana Luísa Amaral ou mesmo a cantora lírica e escritora Bertha Rosa-Limpo.

Esta é uma leitura encenada feita de fome. De muitos tipos de fome onde contamos com Adílias, Anas, Luísas, Marias ou Rosas para nos alimentar a alma. A noite seguirá a ordem de um menu gastronómico que promete aconchegar a alma e talvez descer até ao estômago com poesia servida como aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa e até digestivo.

29 de Junho das 18h às 22h | Dj Set Ruim (Kalimodjo)

Membro e co-fundador do atelier criativo e promotor de eventos Kalimodjo, Ruim (Rui Gomes) é, por natureza, um incurável amante de música. Esponja de sons e grooves distintos, fortemente ligada aos ritmos do Drum & Bass, nos seus sets encontramos influências do Jazzy ao Downtempo ou ao Breaks. Este sábado, entre as 18h e as 22h, toma conta da mesa mistura na Central Gerador.

30 de Junho das 11h às 18h | Feira de Fotografia

Provocámos uma mão cheia de projectos fotográficos que admiramos a terem a sua banca e juntámos, ainda, quem sabe de máquinas fotográficas analógicas, de revelação e de tudo o mais, numa feira que vai dar nas vistas. No domingo dia 30 de Junho, entre as 11h e as 18h, na Feira de Fotografia vais descobrir e, quem sabe, levar para casa as criações destes sete projectos: Edições do Movimento de Expressão Fotográfica, Photo Experience, Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental, Obtura, Hélice, Love is Everywhere e Vintage Dream Cameras.

Durante o dia há ainda dois workshops gratuitos, a cargo da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental: o Workshop de Antotipia (das 12h às 13h), um processo de impressão com luz UV, efémero e ecológico e o Workshop de Lumens (16h às 17h), fotogramas produzidos com papel fotográfico que não é revelado e que, por isso, é usado como se fosse um processo de impressão directo. A participação nestas actividades é gratuita mas limitada a 8 pessoas, por ordem de chegada.

26 de Junho a 30 de Junho das 12h às 24h | Exposição Insties Gerador 2019

De quarta a domingo tens ainda a oportunidade de visitar na Central Gerador a exposição Insties Gerador 2019, uma coleção de confissões e reflexões honestas acerca dos maiores medos criativos e pessoais dos nove instagrammers que venceram os prémios Insties Gerador 2019. Sabe mais aqui.

Por último, já que tiveste a paciência de ler o artigo até aqui, ficas também a saber que no sábado, 30 de Junho às 18h, há ainda Ignição Gerador que leva duas performances surpresa ao Museu da Água, em Lisboa. Descobre mais aqui.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes