Uma nova semana significa mais iniciativas de entrada livre na Central Gerador. Cada dia traz o seu tema para desfrutares dos petiscos do Café Central em boa companhia e, ainda, visitar a exposição Lisboa com história do fotógrafo David Cachopo. Descobre aqui o que vai invadir o Largo das Conchas nos próximos dias:

13 de novembro, quarta | Conversa: Porque somos apaixonados por doces?

No dia 13, pelas 19h30, sentamo-nos na Central Gerador para debater o tema da doçaria portuguesa com dois convidados muito especiais. Os doces têm uma importância preponderante no imaginário da cultura portuguesa e há quem já lhes tenha feito uma ode materializada em livro. É o caso de Federico Duarte que, juntamente com o estúdio Pedrita, mapeou as pastelarias de fabrico próprio e as espécies que delas fazem parte — das mais comuns às mais raras — em “Fabrico Próprio”, uma pesquisa iniciada em 2005 e com primeira edição lançada em 2008. Também Cristina Castro decidiu levar os doces do seu imaginário, mas também aqueles que ainda não conhecia, para “A Doçaria Portuguesa”, uma coleção de livros que passa pelo Norte, pelo Centro e pelo Sul do país.

14 de novembro, quinta | Cinema com curadoria Kino-Doc: Ciclo Lo-Fi Rock ‘n’ Roll

Em Novembro o Kino-Doc apresenta na Central Gerador o ciclo de cinema Lo-Fi Rock ‘n’ Roll. Na quinta-feira, dia 14, pelas 21h, temos sessão dupla com duas obras míticas lo-fi dos anos 70. “The Blank Generation” capta o Punk Rock e a No Wave que emergiam no lendário CBGB’s antes do Big Bang do punk inglês. “The Cramps, Live at Napa State Mental Hospital” é talvez o “bootleg” fílmico mais insólito da História, com uma câmara de vídeo Sony Portapak filmou-se a admirável banda “psychobilly” num concerto dentro de um hospital psiquiátrico na Califórnia, à laia de experiência positiva com pacientes.

15 de novembro, sexta | Música – Dj Set DBÉR

Na sexta-feira, dia 15 pelas 21h, recebemos o Dj Set DBÉR. O Disco Bailarico é um projecto musical e performático que não se quer encontrar, está a gostar de se perder. Pede que se juntem aos pares, troquem de meias e agarrem as castanholas. A castanhola deve bater ao mesmo tempo que a cabeça vira para qualquer um dos lados e simultaneamente um pé vai para a frente enquanto o outro fica atrás. Ambas as castanholas batem. Encontramos o equilíbrio.

16 de novembro, sábado | Poente – Quebra-Gelo ao vivo

Vem testar os teus conhecimentos da cultura portuguesa na Central Gerador com o quiz Quebra-Gelo ao vivo. O Quebra-Gelo é uma secção da Revista Gerador que desafia os leitores a testar, afinal, o que sabem sobre a cultura em Portugal. As equipas são compostas por duas pessoas e a lotação é limitada a 15 duos (30 pessoas no total). Serão 25 questões no total. Traz um amigo, forma um duo e vem jogar ao Quebra-Gelo!

Descobre aqui a programação completa do mês de novembro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Bárbara Monteiro