O Centro de Artes de Águeda traz música à cidade nos dias 13 e 20 de maio, com o projeto "Filme-Concerto" e um concerto de Ela Vaz.

No dia 13 de maio, pelas 19h, o guitarrista Nuno Costa e o pianista Óscar Graça partilha o seu o projeto "Filme-Concerto". Desenvolvendo inúmeros projetos desde 2005, ano em que se especializaram na prestigiada Berklee College of Music em Boston, a dupla tem colaborado com vários realizadores e produtores do meio audiovisual e multimédia, desenvolvendo diversos projetos musicais na área das artes visuais. A partir de filmes considerados marcos históricos do cinema e transportando para o presente uma técnica comum nos primórdios do cinema e da exibição de filmes mudos, "Filme - Concerto" assenta numa recriação e apresentação ao vivo da banda sonora composta para o filme em projeção. Recorrendo a alguns dos mais modernos instrumentos de interpretação e criação musical, são criados diferentes ambientes e elementos sonoros para dar "voz" às fortes emoções transmitidas pelas imagens. O filme escolhido é um filme de 1927, Sunrise: A Song of Two Humans, do realizador F.W Murnau. O filme é uma referência no cinema mudo e retrata a história de um agricultor que, seduzido por uma "vamp" da cidade, tenta afogar a sua mulher mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade mas ele segue-a para provar o seu amor. Após alguma resistência, a jovem perdoa-o enquanto assistem a um casamento.

No dia 20 de maio, também pelas 19h, Ela Vaz faz-se acompanhar de Pedro Almeida no piano e Nuno Caldeira na Guitarra Clássica para um espetáculo onde apresenta o seu primeiro disco EU. Após dar rosto e voz a diversos trabalhos musicais na área do fado e da música popular, Ela Vaz aventura-se pelo seu próprio caminho, com um disco que se "revela como o início da afirmação pessoal de Ela, apontando para o futuro mas sem voltar costas ao passado. Partindo da tradição musical portuguesa, Ela incorpora-lhe urbanidade e cria uma linguagem musical própria, suficientemente vasta para incluir diferentes sons, palavras de épocas distintas, e individualizada o bastante para ser única."

As reservas podem ser feitas para o email caa.bilheteira@cm-agueda.pt ou pelo telefone 234 180 151

Local: Centro de Artes de Águeda
Horário: 19h
Preço: 3€
Fotografia disponível via Pexels