A cidade de Guimarães vai ser invadida por novas exposições, espetáculos de teatro, música, conferências, visitas e oficinas para todos os públicos. No próximo fim de semana, 7 e 8 de março, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Casa da Memória de Guimarães preparam uma programação cultural para toda a família.

“Museu do Futuro #1” é a iniciativa que pretende criar uma rede entre os museus designados. O primeiro momento cultural tem lugar no sábado com Tânia Dinis, criadora que venceu a 2.ª Bolsa de Criação do PACT – Plano de Apoio à Criação Territorial. A artista criou pequenas narrativas para explorar a efemeridade do tempo e da memória. No mesmo dia, à tarde, segue uma oficina de imagem e representação, conduzida por Melissa Rodrigues.

No final da tarde de sábado, é a vez de a Casa da Memória receber Gil Mac para a apresentação de “Pátria”. É a partir das 19h que quatro artistas levam o público a conhecer a cidade vimaranense “entre factos e ficções, formas e sabores”. Este fim de semana abre também as portas da Casa da Memória para a exposição “Matéria”, patente no espaço até 19 de abril.

O domingo, dia 9 de março, é dedicado às famílias. “A partir das 10h00, o público é convidado para uma nova sessão da oficina de imagem e representação, Atlas Revisitado, que vai despertar a atenção e a curiosidade de miúdos e graúdos, na fantástica Sala da Máscaras do Centro Internacional das Artes José de Guimarães”, lê-se em comunicado. Nessa mesma hora, é possível fazer-se uma visita à Casa da Memória conduzida por Francisco Neves.

Além da cultura, o evento pretende apresentar-se como uma iniciativa de cariz lúdico. Sendo assim, a primeira edição do “Museu do Futuro” termina com uma oficina de reciclagem de plástico através do pontapé de partida da Precious Plastic, uma comunidade que se dedica a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Paulo Pacheco

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
ciajg-casa-da-memoria-gerador