Com a reabertura dos teatros e das salas de espetáculos prevista para 19 de abril, segundo o plano de desconfinamento anunciado pelo Governo, a Companhia Nacional de Bailado, CNB, volta a pisar o palco no dia 29 de abril, para celebrar o Dia Mundial da Dança. Para assinalar a data junto do público, o CNB preparou um dia de iniciativas e estreias.
O aguardado programa Dançar em Tempo de Guerra estreia no Teatro Camões, em Lisboa. Este programa, que apresenta duas obras da dança do século XX: A Mesa Verde, de Kurt Jooss e Chronicle, de Martha Graham, tem apresentações previstas até dia 7 de maio no Teatro Camões e dias 28 e 29 de maio no Teatro Rivoli, no Porto. No foyer do Teatro Camões, ainda a 29 de abril, inaugura-se a exposição de André Guedes, Chronicle x Der Grune Tisch, que aborda as peças apresentadas no programa Dançar em Tempo de Guerra, através de registos fotográficos, documentos gráficos e escritos. A entrada é livre e estará disponível até dia 23 de maio.
Estreia também a 29 de abril, no Teatro Camões e com transmissão na RTP2, o filme Bow, realizado e dirigido por Paul E. Visser, uma produção Opart/CNB e Valentijn Studios em coprodução com RTP, que “surge como uma reação ao momento que vivemos”, nas palavras do realizador. Também neste dia, a CNB dá início ao curso teórico "Em Termos da Dança – criação, transmissão e pensamento", lecionado por Maria José Fazenda, professora da Escola Superior de Dança, investigadora e autora da obra "Da Vida da Obra Coreográfica".
Ao longo do dia haverá ainda uma série de iniciativas de entrada livre e lotação limitada, de forma a assegurar as normas de segurança e as recomendações da Direção-Geral de Saúde. Descobre mais aqui.
22 Abril 2021
Companhia Nacional de Bailado assinala Dia Mundial da Dança com programação gratuita
Com a reabertura dos teatros e das salas de espetáculos prevista para 19 de abril,…
Texto de Isabel Marques


Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.