A revista Contemporânea lançou no dia 24 de março um projeto que envolve 20 autoras e autores na criação e edição de conteúdos inéditos, com o objetivo de refletirem a produção artística em contexto de crise. Composto por cinco workshops, o segundo acontece esta quarta-feira, dia 31 de março.
Esta semana, o workshop dedica-se a "Participação em e para além da Presença". As três sessões seguintes acontecerão nos dias 7, 14 e 21 de abril e terão como temas "Comunidade e Imunidade – a partir de Paul B. Preciado", "Curadoria e Cura: Virulência e contágio no pensamento contemporâneo" e "O Poder e a Ação da Programação Cultural: Manifestos e manifestações".
O programa do projeto é composto por um ciclo de workshops temáticos, que integra uma edição especial da Contemporânea. Associados a um programa online com publicações, conversas e performances, todas as atividades serão de acesso livre e gratuito e decorrerão, maioritariamente, via online.


Comunidade enquanto Imunidade é um projeto transdisciplinar que se dedica à reflexão e produção artística sobre as várias dimensões críticas do presente em relação com a pandemia COVID-19. Entre março e dezembro, a revista promove um programa com atividades públicas e gratuitas, que conta com os contributos de 20 artistas, curadores, académicos, jornalistas, músicos e outras autoras e autores. Entre eles destacam-se nomes como: Alejandro Alonso Díaz, Ana Margarida Abrantes, Andreia Santana, António Poppe, Carolina Ellis, Cátia Sá, Diana Policarpo, Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Hugo Canoilas, Jack Mugler, Miguel Mesquita, entre outros.