fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais | A influência da cultura no turismo

Debatemos o tema “A influência da cultura no turismo” com o Presidente da APECATE (Associação…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Debatemos o tema “A influência da cultura no turismo” com o Presidente da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas De Congressos Animação Turística e Eventos), António Marques Vidal, o diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim José Pereira Ruivo, e a Secretária-Geral da Comissão Nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Patrícia Brum.

Revê a conversa aqui:

António Marques Vidal é Diretor da MarGens FATR, Lda, empresa de Animação Turística, fundada em 1990. É Presidente da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas De Congressos Animação Turística e Eventos) e participou e publicou vários artigos na área do Turismo, dos Eventos, das Actividades de Aventura e da Segurança, nomeadamente para o Jornal Expresso, Revista Evasões, Revista Event Point e Revista Publituris.

Joaquim José Pereira Ruivo é diretor do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha (Direção-Geral do Património Cultural) desde 2013. Foi Presidente de Direção do Centro de Património da Estremadura, Vice-Presidente e Presidente da Assembleia-Geral da Amnistia Internacional-Portugal e membro da Direção do Orfeão de Leiria e da coordenação executiva do Festival "Música em Leiria". Enquanto Diretor do Mosteiro da Batalha tem sido responsável pelo Plano de Ação Estratégica do serviço e respetivo Plano de Atividades do Mosteiro da Batalha.

Patrícia Brum é arqueóloga nas Ruínas Romanas de Troia, há mais de 12 anos. Em 2014, completou Mestrado em Museologia na Universidade Nova de Lisboa, com o tema "Contributos para a programação museológica do acervo arqueológico das Ruínas Romanas de Tróia. Museu ou Centro de Interpretação?". É atualmente a Secretária-Geral da Comissão Nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), que se dedica.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

20 Agosto 2021

Conversas Centrais | Pré-lançamento do livro “Perpetuniana”, de Patrícia César Vicente

14 Julho 2021

Conversas Centrais | Rota Memorial do Convento

9 Junho 2021

Conversas Centrais | O Jornalismo Lento

12 Maio 2021

Conversas Centrais | A importância das residências artísticas

14 Abril 2021

Conversas Centrais | Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?

17 Março 2021

Conversas Centrais | A representatividade negra nas artes

17 Fevereiro 2021

Conversas Centrais | A relação entre a sustentabilidade e a cultura

23 Dezembro 2020

Conversas Centrais | A Cultura é Segura: As estratégias de programação em período de pandemia

22 Dezembro 2020

Coloca os fones e descobre o podcast Conversas Impróprias

19 Dezembro 2020

Conversas Impróprias | O que fica depois do fim?

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0