No dia 2 de setembro pelas 19h o Palco Online Gerador recebeu uma conversa dedicada à adaptação dos museus ao novo ano lectivo e os desafios que terão pela frente neste novo começo com as convidadas Inês Bettencourt da Câmara, fundadora da Mapa das Ideias, Liliana Pina, coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro, e ainda Marta Lourenço, diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Podes assistir à conversa aqui:

Inês Bettencourt da Câmara fundou a Mapa das Ideias e a sua atividade concentra-se nos setores da Educação, Mediação, Marketing e Gestão nas áreas da Cultura, Património e Cidadania, tendo coordenado o projeto de transferência de inovação e conhecimento “Museum Mediators Europe”, entre 2012 e 2014. É também membro do ICOM (Comité Internacional de Profissionais de Museus), SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Comunicações), APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e ESA (Associação Europeia de Sociologia).

Liliana Pina é coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro e a educação em museus constitui, desde 2004, um dos principais desafios da sua atividade profissional. Desde 2017 que tem desenvolvido programas de mediação cultural que promovem a reflexão, o argumento, o debate e a liberdade de expressão, inspirados na linguagem artística e na crítica humorística.

Marta Lourenço é diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e tem uma extensa obra publicada nos domínios do património cultural das universidades, património científico e história dos museus e coleções científicas. É coordenadora nacional do PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections) e, atualmente, Presidente do Comité Internacional do ICOM (International Council of Museums) para os Museus e Coleções Universitárias (UMAC).

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

conversa-museus-gerador