Este é o vídeo dos “3 minutos às 3” em que podes descobrir um olhar sobre a reportagem de investigação do Gerador que saiu no sábado anterior.

Neste vídeo podes encontrar um resumo da reportagem “Levantado o véu da invisibilidade, vemos todos os profissionais que dão cor à cultura” que se foca nos profissionais do setor cultural cujo rosto desconhecemos, os invisíveis da cultura, e a forma como estão a viver as consequências das medidas de contenção devido à covid-19.

Quando ouvimos falar em cultura, é previsível que nos venha à memória o rosto de um(a) músico, pintor(a), escritor(a), um/a ator/atriz, entre outros. Aqueles que dão a cara pelo objeto artístico. Mas serão estes os únicos a compor o setor cultural? Por detrás dos artistas, existe uma série de profissionais cujo trabalho permite que possamos ir ao concerto daquele artista que admiramos, assistir ao espetáculo de teatro que nos fica na memória ou visitar a exposição que nos consegue transportar para um universo novo. Podemos, então, nomear aqueles que trabalham no setor cultural, mas cujo rosto desconhecemos, recentemente apelidados de “invisíveis da cultura”, numa Carta Aberta publicada no Público.

Podes ler a reportagem completa, aqui.

Jornalistas: Andreia Monteiro e Raquel Botelho Rodrigues
Edição de vídeo de Susana Maciel
gerador-cultura-na-pandemia