fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Curta-metragem de Catarina Mourão recebe menção honrosa no Family Film Project

Terminou no passado dia 19 de outubro o Family Film Project, o festival de cinema…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Terminou no passado dia 19 de outubro o Family Film Project, o festival de cinema cujos pilares-base são arquivo, memória e etnografia. No total foram seis os filmes distinguidos na competição jurada por Jaimie Baron, Cristina Mateus e Filipe Martins.

O Prémio Porto Fonseca de Melhor Longa Metragem foi atribuído a Camp on the Wind’s Road, um filme de Nataliya Kharlamova que resulta de um levantamento etnográfico “no qual os sujeitos assumem o controlo total da sua própria representação”. A também longa-metragem de Assaf Ehrenreich, Retirement Party, recebeu uma menção honrosa declarada pelo mesmo júri. 

Maelstrom de Misja Pekel recebeu o Prémio de Melhor Curta-Metragem, com uma narrativa que resulta na “apropriação poética dos materiais de arquivo” e “oferece uma visão convincente de um lugar que não existe mais, juntamente com uma impressão comovente das experiências interiores daqueles que deixaram a sua terra natal para trás.” 

As menções honrosas de curtas-metragens foram atribuídas a Yo Fui Anderssen / I Was Anderssen de Raúl Riebenbauer, uma “declaração de amor do cineasta ao seu pai morto”, O Mar Enrola na Areia de Catarina Mourão, um filme que “conta a história do “homem do apito”, que pode ter sido uma figura real ou um mito” e, por último, The Place From Where I Write You Letters de Nikolina Bogdanovic, “uma série de imagens estáticas aparentemente banais acompanhadas de texto retirado de cartas escritas pela tia-avó do cineasta.”

O Mar Enrola na Areia conta com Joana Gama, Luís Fernandes, Ricardo Jacinto e Bruno Pernadas na banda sonora

A oitava edição do Family Film Project teve como artista convidada a cineasta portuense Cláudia Varejão. Podes recordar a entrevista a Né Barros, codiretora do festival, aqui

Texto de Carolina Franco
Still de O Mar Enrola na Areia de Catarina Mourão disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0