fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dama das Camélias no Teatro São Luiz

A Sala Luis Miguel Cintra, no Teatro São Luiz, em Lisboa, será o palco onde…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Sala Luis Miguel Cintra, no Teatro São Luiz, em Lisboa, será o palco onde A Dama das Camélias, de Dumas, estará em cena de 6 a 22 de setembro, com encenação de Miguel Loureiro.

Miguel Loureiro encena A Dama das Camélias, disposto, uma vez mais, a trabalhar um texto que é “património da arte teatral, do seu exponencial romântico, da sua galeria infinda de fantasmas e assombrações”: “Como se pode praticar a cena sem passar por Shakespeare, por Molière, ou por este A Dama das Camélias, de Dumas (filho), sortilégio tardo-romântico que tanto fascínio ainda nos causa, por refundar o gesto, o esgar e a miragem românticos, com a sua plêiade de perdidos, drogados, tísicos, arruinados e com todo o seu grandeur fanado? O que há de excessivo em Marguerite Gautier que ainda nos serve também? Enunciação clara de um insondável estado de alma? Pequeno ensaio filosófico sobre a vertigem da beleza? Hino à decadência do amor? Teatro eroticizado pela polidez romântica? Anatomia de uma heroína no seu século, escrita-veículo para os monstros sagrados do novecento… de que forma nos podemos aproximar deste legado que iconicamente encerra uma época? Respeitá-lo será atraiçoá-lo? O que nos fascina na história desta queda?”

Local: Sala Luis Miguel Cintra, São Luiz, Lisboa

Data e hora: 6 a 22 de setembro, quarta, sexta e sábado às 21h, quinta às 20h e domingo às 17h30

Preço: 12€ a 15€

Fotografia de Kilyan Sockalingum disponível via Unsplash

Se queres ler mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Março 2023

Há dez filmes independentes americanos para ver até domingo em Lisboa

17 Junho 2022

Gostas de uma boa história? “As ondas” a partir de Virginia Woolf estará em cena até ao dia 25 de junho

16 Junho 2022

SPIM (Daniel Moreira): “É um espaço importante para desenvolver novos projetos e novas ideias.”

27 Maio 2022

Exposição “Encontros à Superfície” em exibição na Galeria Municipal do Porto

20 Maio 2022

Vencedores do concurso de fotografia “Água e Sustentabilidade”

19 Maio 2022

Carpintarias de São Lázaro realiza seminário sobre residências artísticas

12 Maio 2022

“A chapa tá quente”. HMB lançam novo tema com Pedro Abrunhosa

12 Maio 2022

Penumbra: “A arte é como respirar”

10 Maio 2022

Língua: Festival de teatro em línguas minoritárias está a chegar a Barcelos

3 Maio 2022

Doris Wishman, uma mulher “impossível de encaixar numa categoria”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0