De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas.

As Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola estão instaladas nos municípios de Almeida, Marvão, Valença e Elvas. A formação destes territórios fronteiriços, entre Portugal e Espanha, manifesta-se através de sucessivas fortificações, com as características originais da maioria ter um formato tipo estrela e de cada fortificação de um lado da Raia corresponder a uma oposta no outro.

Diferentes da arquitetura dos habituais castelos ou fortalezas, foram construídas nos séculos XVII e XVIII, no contexto do confronto entre Portugal e Espanha durante a Guerra da Restauração (1640-1668) e da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1713).

A geometria particular deve-se à necessidade, na época, de uma maior eficácia na defesa contra ataques externos e, por outro lado, destes espaços poderem funcionar como refúgio, mantendo a capacidade de combater.

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2020. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Priscilla Ballarin

cidade-da-raia-ep-colab-gerador