fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descobre as crónicas fresquinhas sobre a cultura portuguesa no site Gerador

Já conheces as crónicas que saem regularmente no site Gerador? Então põe-te confortável, traz uma…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Já conheces as crónicas que saem regularmente no site Gerador? Então põe-te confortável, traz uma caneca de café quente para te acompanhar nas leituras e decide por qual delas vais começar, porque uma coisa é certa: há muito para te entreteres. Estas crónicas fresquinhas sobre a cultura portuguesa chegam ao Gerador pela mão de diversos autores que admiramos e que nos têm muito a dizer, e abrangem temas variados, que podes ir acompanhando ao longo dos tempos. Se já te deixámos curioso, aqui fica uma pequena amostra do que podes encontrar em cada uma destas crónicas, para que seja mais fácil traçares o teu plano de leitura ;-)

A paisagem a aceitar-se a ela própria, de Tiago Pereira, é a mais recente crónica do nosso site, dedicada ao interior do país. Mensalmente, o Tiago trará momentos de reflexão acerca das terras para além das grandes cidades, da ação do homem no território e pequenas estórias em jeito de diário. Já podes ler o primeiro artigo, que aterrou no nosso site na semana passada, intitulado Serpins, Março de 2020 (Quando aqui chegámos). Boa viagem ;-)

Interferência é uma crónica quinzenal dedicada a música, que nos chega do coletivo artístico do Porto Interferência, com um trabalho direcionado para a criação e formação na área da nova música. Este coletivo pretende explorar os limites da perceção e do gosto musical entre os diferentes públicos, e o mais recente artigo, com um título que nos deixa a magicar sobre o seu interior, é Ecologia Sonora e da originalidade.

Mas se a tua praia é mais a dança, então Entre Movimentos pode ser o teu primeiro passo. Nesta crónica mensal dedicada à dança, Inês Carvalho, bailarina, professora e gestora de comunicação cultural, escreve sobre a forma como experienciamos a dança, que se encontra num momento de mudança e adaptação a esta nova realidade. Descobre o seu último artigo Coreografar a Escrita, onde a autora reflete acerca de escrever sobre e a partir da dança, que implica um outro modo de olhar as palavras e a forma como as escrevemos.

Em A dois tempos, João Campos, director criativo do Estúdio João Campos, onde colabora com marcas comerciais e instituições culturais, propõe-se a explorar o eixo de dependência recíproca entre a cultura e o mercado. Na sua perspetiva a cultura não está desligada da lógica do mercado, nem o mercado desvinculado do potencial da cultura. O imperativo da tragédia é o mais recente artigo que podes descobrir no nosso site.

Se gostas de conhecer novos autores da música portuguesa, então, às segundas-feiras, não podes perder a Mescla da Semana, onde convidamos um autor da cultura portuguesa a mesclar 10 músicas nacionais. Descobre, todas as semanas, as 10 canções preferidas de casa convidado, recorda músicas do passado e conhece novas produções nacionais.

Por fim, a Carta do Leitor é o teu momento. Semanalmente, sempre à segunda-feira, publicamos textos escritos por quem nos lê. Se quiseres ver um texto teu publicado no site Gerador, descobre aqui como fazê-lo.

Já definiste a tua rota pelas várias crónicas que podes encontrar no nosso site? Então mete a primeira e começa a tua viagem. Tens muitos textos para percorrer ;-)

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

22 Outubro 2025

Madalena, Lisboa faz-te feliz? Vê a terceira entrevista deste projeto

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Mariana Gomes: “A justiça climática tem de partir do pressuposto que a transição energética não deixa ninguém para trás”

14 Outubro 2025

Dia 8 de novembro vem debater soluções colaborativas para o setor cultural

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0