fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descobre as crónicas fresquinhas sobre a cultura portuguesa no site Gerador

Já conheces as crónicas que saem regularmente no site Gerador? Então põe-te confortável, traz uma…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Já conheces as crónicas que saem regularmente no site Gerador? Então põe-te confortável, traz uma caneca de café quente para te acompanhar nas leituras e decide por qual delas vais começar, porque uma coisa é certa: há muito para te entreteres. Estas crónicas fresquinhas sobre a cultura portuguesa chegam ao Gerador pela mão de diversos autores que admiramos e que nos têm muito a dizer, e abrangem temas variados, que podes ir acompanhando ao longo dos tempos. Se já te deixámos curioso, aqui fica uma pequena amostra do que podes encontrar em cada uma destas crónicas, para que seja mais fácil traçares o teu plano de leitura ;-)

A paisagem a aceitar-se a ela própria, de Tiago Pereira, é a mais recente crónica do nosso site, dedicada ao interior do país. Mensalmente, o Tiago trará momentos de reflexão acerca das terras para além das grandes cidades, da ação do homem no território e pequenas estórias em jeito de diário. Já podes ler o primeiro artigo, que aterrou no nosso site na semana passada, intitulado Serpins, Março de 2020 (Quando aqui chegámos). Boa viagem ;-)

Interferência é uma crónica quinzenal dedicada a música, que nos chega do coletivo artístico do Porto Interferência, com um trabalho direcionado para a criação e formação na área da nova música. Este coletivo pretende explorar os limites da perceção e do gosto musical entre os diferentes públicos, e o mais recente artigo, com um título que nos deixa a magicar sobre o seu interior, é Ecologia Sonora e da originalidade.

Mas se a tua praia é mais a dança, então Entre Movimentos pode ser o teu primeiro passo. Nesta crónica mensal dedicada à dança, Inês Carvalho, bailarina, professora e gestora de comunicação cultural, escreve sobre a forma como experienciamos a dança, que se encontra num momento de mudança e adaptação a esta nova realidade. Descobre o seu último artigo Coreografar a Escrita, onde a autora reflete acerca de escrever sobre e a partir da dança, que implica um outro modo de olhar as palavras e a forma como as escrevemos.

Em A dois tempos, João Campos, director criativo do Estúdio João Campos, onde colabora com marcas comerciais e instituições culturais, propõe-se a explorar o eixo de dependência recíproca entre a cultura e o mercado. Na sua perspetiva a cultura não está desligada da lógica do mercado, nem o mercado desvinculado do potencial da cultura. O imperativo da tragédia é o mais recente artigo que podes descobrir no nosso site.

Se gostas de conhecer novos autores da música portuguesa, então, às segundas-feiras, não podes perder a Mescla da Semana, onde convidamos um autor da cultura portuguesa a mesclar 10 músicas nacionais. Descobre, todas as semanas, as 10 canções preferidas de casa convidado, recorda músicas do passado e conhece novas produções nacionais.

Por fim, a Carta do Leitor é o teu momento. Semanalmente, sempre à segunda-feira, publicamos textos escritos por quem nos lê. Se quiseres ver um texto teu publicado no site Gerador, descobre aqui como fazê-lo.

Já definiste a tua rota pelas várias crónicas que podes encontrar no nosso site? Então mete a primeira e começa a tua viagem. Tens muitos textos para percorrer ;-)

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

25 Novembro 2025

Ajuda a reconstruir o centro cultural Koľaj 22

24 Novembro 2025

Valter Hugo Mãe distinguido com o Prémio Legado Jovens Criadores

24 Novembro 2025

Recorda o terceiro e último dia da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

24 Novembro 2025

Conhece os vencedores da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

24 Novembro 2025

Alexandra Aragão: “O Direito deixou apenas de sancionar quem faz mal ao ambiente e passa a incentivar comportamentos benéficos”

23 Novembro 2025

Segundo dia de Mostra Nacional Jovens Criadores. Vê aqui algumas fotos

22 Novembro 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está em Santarém. Vê as primeiras fotos aqui

20 Novembro 2025

És jornalista ou estudante? Participa na formação sobre o papel estruturante dos rios

20 Novembro 2025

Fica a conhecer Ricardo Gonçalves Dias, vencedor de literatura na MNJC24

19 Novembro 2025

Simona, Lisboa faz-te feliz? Vê a sétima entrevista deste projeto

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0