fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descobre do que trata a reportagem vencedora da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador

Chegou o momento de revelarmos a reportagem vencedora da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, que é da…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Chegou o momento de revelarmos a reportagem vencedora da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, que é da autoria do jovem jornalista Francisco Manuel Colaço Pedro, que nos propõe uma reflexão acerca dos impactos do olival e amendoal intensivo no Alentejo, com consequências no património cultural alentejano que permanecem por abordar.

No Estado Novo, as Campanhas do Trigo mudaram brutalmente o Alentejo. Quase 100 anos depois, acontece na região um novo ecocídio – que é etnocídio também. Olivais e amendoais intensivos  espalham-se a uma velocidade estonteante e alteram brutalmente a paisagem enquanto elemento cultural. Os barrancos e as ribeiras, caminhos e poços dos nossos avós estão a desaparecer, e as pessoas crescem órfãs de referências. O Cante alentejano, os Chocalhos de Alcáçovas, os Mastros ou as Maias, referem-se ao mundo rural que está a desaparecer com a monocultura industrial extensiva.

Mas, como em todas as partes do mundo e todos os tempos da História, o pior da humanidade vem de mãos dadas com o seu melhor. Quais as novas e antigas manifestações culturais que brotam nesta região ameaçada, como as ervas daninhas que resistem aos herbicidas? Como se expressam criativamente os jovens, no cruzamento entre alentejanos, novos rurais portugueses e estrangeiros, e trabalhadores das plantações? Estas são algumas das perguntas que veremos respondidas nesta reportagem de investigação, que em breve poderás descobrir nas várias plataformas do Gerador ;-)

Bolsa Reportagens Essenciais Gerador é uma bolsa de jornalismo destinada a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos, que permite desenvolver, durante o período de três meses, uma reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Mariana Gomes: “A justiça climática tem de partir do pressuposto que a transição energética não deixa ninguém para trás”

15 Outubro 2025

Francisco, Lisboa faz-te feliz? Vê a segunda entrevista deste projeto

14 Outubro 2025

Dia 8 de novembro vem debater soluções colaborativas para o setor cultural

14 Outubro 2025

MNJC: conhece no dia 23 de outubro quem são os criadores selecionados da edição de 2025

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0