Após 25 edições da Revista Gerador, decidimos mudar de rumo e centrar-nos na investigação jornalística da cultura portuguesa. O primeiro passo neste caminho é feito na Revista Gerador de Julho 2019, já nas bancas.

Na grande reportagem desta edição, falamos dos caminhos para a cultura em Portugal. Procurámos entender como é que a programação cultural é pensada em termos de conteúdos e públicos e quais os desafios de se programar cultura em Portugal. Para tal, conversámos com artistas, programadores e académicos tais como Cláudia Belchior, presidente do Teatro Nacional D. Maria II, Jorge Barreto Xavier, professor universitário e antigo Secretário de Estado da Cultura, e Selma Uamusse, cantora e compositora.

Ainda nesta edição, explicamos como está organizado o Barómetro Gerador Qmetrics, o primeiro estudo anual sobre o comportamento cultural em Portugal, e desvendamos alguns dos resultados obtidos. Daqui para a frente, a Revista Gerador vai ter um espaço reservado para analisar os dados deste estudo.

A renovada Revista Gerador nasce de um desejo profundo em saber o que se passa na cultura portuguesa. Queremos percorrer Portugal de lés-a-lés e levantar questões acerca do que descobrimos nas nossas explorações guiadas pela curiosidade. Nesta nossa demanda jornalística, vamos levar-nos contigo através das páginas da nossa revista.

Descobre mais acerca da estrutura da renovada Revista Gerador aqui.

Se não podes esperar mais para nos ler, pede a tua Revista Gerador de Julho aqui. Num abrir e fechar de olhos estará nas tuas mãos. Melhor, só mesmo se fores Sócio Gerador e receberes, bimestralmente, a Revista Gerador em casa.