A renovada Revista Gerador centra-se, a partir deste mês de Julho, no jornalismo de investigação cultural. Escrevemos sobre os temas fundamentais da cultura portuguesa com profundidade, rigor e dedicação mas, também, com descontração e capacidade de encaixe. No entanto, como desde 2014 – sim, é verdade, já vamos no número 26 – vamos continuar a ser criativos, audazes e a trazer artistas e autores portugueses para as nossas páginas. Sempre a cada dois meses.

A revista está dividida em seis grandes secções:

As primeiras páginas da revista

Porque sabe bem pôr as mãos na revista, folhear as primeiras páginas e mergulhar relaxadamente nos conteúdos. Nesta secção de entrada podes descobrir o que o Gerador anda a fazer nas suas iniciativas ou a criar para outros, pôr à prova o teu conhecimento da cultura portuguesa num quiz, ler uma entrevista na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, assistir ao frente a frente de dois autores da cultura portuguesa, conhecer com mais detalhe um instagrammer português e descobrir oito publicações marcadas com o hashtag #gerador que brilharam no Instagram e chegaram às páginas da Revista Gerador.

Na capa

Uma reportagem em profundidade dedicada ao tema de capa da Revista Gerador. Nesta edição, sob o tema “conhecemos a nossa cultura?”, fomos falar com programadores e intervenientes culturais , como o professor universitário Jorge Barreto Xavier, Tiago Guedes, director do Teatro Municipal do Porto ou a cantora Selma Uamusse, no sentido de aprofundar a questão: quais os caminhos para a cultura?

Do Barómetro

Análises saídas do Barómetro Gerador Qmetrics, dedicadas ao comportamento da cultura em Portugal. Explicamos como está o estudo organizado e desvendamos alguns dos dados saídos desta primeira edição.

Tendências

Abordamos as coisas do nosso tempo e até de um tempo a seguir. Na edição de Julho de 2019 quisemos perceber qual a resposta certa para uma noite de quiz, falamos de artistas portugueses que estão nas bocas do mundo, como a Grada Kilomba, e provocamos com uma marca portuguesa que pisca o olho à cultura, como a Montecampo.

Costumes

A secção onde falamos dos hábitos, locais e ideias da nossa terra. Na edição em banca, abordamos temas como a arquitectura do Estado Novo e a forma como a estética foi colocada ao serviço de um regime, visitámos uma daquelas cidades que vale mesmo a pena conhecer – Amarante, viajámos até ao restaurante Santa Luzia em Viseu com o Manuel Luar, autor da crónica Bem Comer, publicada todas as semanas no site Gerador e começámos a revelar uma intenção artística na gastronomia, guiados pelo Hugo Brito, chef do restaurante Boi-Cavalo.

Agenda

Fomos falar com os nossos parceiros para sabermos o que anda a acontecer pelo país fora. De norte a sul, passando pelas ilhas.

De crónicas e obras também se faz a Revista Gerador

Em todas as edições da Revista Gerador encontras crónicas de Luís Sousa Ferreira, diretor do 23 Milhas e fundador e diretor artístico do Bons SonsMarta Crawford, psicóloga, sexóloga, terapeuta familiar e autora publicada, Pedro Pires, CCO/CEO da agência Solid Dogma e Salvador Sobral, músico com dois discos a solo e vencedor da Eurovisão em 2017.

E, ainda, três obras originais, uma visual, outra fotográfica e ainda literária que, nesta edição, foram criadas, respectivamente, pelas autoras incalma, designer e ilustradora, Marta Ferreira, designer e instagrammer e Matilde Campilho, poeta.

Descobre mais sobre as crónicas e obras da Revista Gerador de Julho, aqui.

E, já agora, encomenda a tua Revista Gerador de Julho, aqui. Num abrir e fechar de olhos estará nas tuas mãos. Melhor, só mesmo se fores Sócio Gerador e receberes, bimestralmente, a Revista Gerador em casa.