Já podes encomendar a Revista Gerador 33 na nossa loja online! Esta edição, impressa em papel reciclado, é dedicada à relação entre a sustentabilidade e a cultura, e marca o lançamento do Sobressalto, o projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente. Descobre aqui os destaques desta edição.

Na Capa | A sustentabilidade na cultura: um passo rumo ao futuro

2030 é o ano de não retorno no que diz respeito aos efeitos das alterações climáticas, segundo cientistas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU). É imperativo reforçar a importância de se cumprir as metas ambientais estabelecidas, afinal, «não existe um plano B, porque não temos um planeta B», como avançou, em 2016, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Instagrammer em destaque | @catarinafpb

Catarina Barreiros, mais conhecida no Instagram por @catarinafpb, partilha dicas com os seguidores sobre um estilo de vida mais sustentável, e, claro, com menos desperdício. Atualmente, não usa papel higiénico e é apologista de uma mudança de hábitos na alimentação. É a instagrammer em destaque da Revista Gerador 33.

Perfeito ou Feitio | A ferrovia em Portugal: do passado pode vir a alternativa do futuro

Do século XIX até aos dias de hoje, é fácil cruzar a história dos caminhos de ferro com a história do próprio país. Parte desta narrativa cronológica não teria, aliás, acontecido sem o papel decisivo do transporte ferroviário, que mantém uma grande importância nas políticas de mobilidade. Naquele que é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário urge reletir-se sobre este meio de transporte, cuja história em Portugal é de um vasto e importante passado e ainda do presente. Mas que futuro lhe reservamos?

Ontem | Plástico: Terra à vista

Anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Este material leva mais de 400 anos a decompor-se, sendo cada vez mais urgente uma mudança de hábitos que reduza a quantidade de plástico que utilizamos. Nestas páginas vais conhecer Ana Pêgo, uma recoletora e coleccionadora de restos, a partir dos quais cria obras de arte, que procuram lavar o olhar.

Amanhã | Bicicletas: «o por vir na pedaleira»

A mobilidade por bicicleta torna-se cada vez mais comum, embora ainda haja um grande caminho pela frente. Para além dos benefícios de saúde, há também quem apanhe o gosto pela liberdade de se movimentar neste meio de transporte. O ciclismo produz benefícios globais de 150 bilhões de euros por ano, dos quais 90 bilhões se revêm no meio ambiente, na saúde pública e no sistema de mobilidade.

A Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Com o Cartão Sócio Gerador recebes a revista em casa antes de chegar às bancas. Descobre mais aqui.
Créditos – Ilustração na capa de AkaCorleone