fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dolores, a história de uma cantora controversa, estreia na RTP Play

Com autoria, realização e argumento de Tota Alves, a websérie é um mockumentary de cinco…

Texto de Flavia Brito

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Com autoria, realização e argumento de Tota Alves, a websérie é um mockumentary de cinco episódios. Estreia hoje, dia 26 de outubro.

"Dolores" é um "documentário" sobre uma cantora que ficou famosa na internet, que rapidamente deixou de ter a vida pacata que tinha, na cidade do Porto, e embarcou num turbilhão de concertos, entrevistas, álbuns, photoshoots, festas e fama.

"O mockumentary permite ao espectador viver na primeira pessoa a dúvida entre a realidade e a ficção. Esse é um lugar que me apetece muito questionar, como se fosse um exercício proposto sobre o pensamento do mundo. Arrisco-me a dizer que a indústria da imagem, desde as redes sociais à música pop, tem muito de ficção dentro da realidade", explica Tota Alves, ao Gerador. "Quando a ideia nasceu, já vinha num todo: queria contar a história daquela pessoa, que na verdade é uma personagem, como se ela existisse mesmo. Não é verdade, mas podia ser."

A minisérie "Dolores", emitida na RTP Play, questiona as fronteiras que separam o genuíno do artificial, levando o espectador a ter dúvidas e sentir desconfiança na primeira pessoa. "Quero pôr em causa a nossa perceção de autenticidade. Apeteceu-me questionar a veracidade de tudo, de quem nós somos, o que queremos, a diferença entre o que mostramos ser e o que somos", partilha a realizadora e argumentista.

"A 'Dolores' é um bocado isso, mas levado a um extremo da fama e da cultura pop. Até que ponto estamos disponíveis para nos expor? De que forma é que nos moldamos ao que esperam de nós? São questões que podem ser feitas quer à Dolores, quer à família e amigos dela que participam no "documentário", e que podemos aplicar para a vida de quem gostamos como artistas e/ou pessoas da internet." 

Protagonizada por Xana Novais no papel de Dolores, a websérie conta com as interpretações de Júlia Valente, Luhuna Carvalho, João Soares, Ângelo Sobral, Agostinho Magalhães e com a participação especial de José Carlos Malato. Com o selo Videolotion, a produção é da responsabilidade de Joana Peralta, Tota Alves e Victor Ferreira.

Vê o trailer aqui:

A anteceder a estreia da série, foram já lançados três singles e videoclips de Dolores: "Cinderela", "Minetes da Mouraria" e "Yvagina Eu e Tu".

A personagem principal tem ainda uma conta de Instagram (@dolorespoderosa), que foi lançada ainda antes de o público saber da série. "As redes sociais são mais uma camada da existência da Dolores na 'vida real'. São um espaço onde a Dolores ganha vida própria, interage com as pessoas, até pode vir a comentar a série sobre ela... Quem sabe? Confesso que também fui muito inspirada pelo personagem João Nunes, da série Sara. Achei genial o Nuno Lopes ter vontade de viver na primeira pessoa como aquele personagem, ator de novela", refere Tota Alves.

Texto por Flávia Brito

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0