"Talking of Love" é o último single do novo albúm Almost Young, a ser lançado numa Listening Party no Facebook, com direito a videoclipe. O lyric video foi feito pelo vocalista Francisco Taveira.

Depois de terem anunciado o novo disco em janeiro, os Dream People partilham com o mundo o último single do segundo disco, Almost Young. "Talking of Love" é o nome da canção onde o tema principal é a liberdade. Parte de um ambiente quase industrial, mas vai progressivamente abrindo-se e transformando-se num indie pop dançável e recheado de camadas que se vão complementando entre si.

O single que vem encerrar esta nova etapa da banda lisboeta, transparece o conceito chave do novo disco: a perda de juventude. Funciona quase como um lembrete da importância de se manter a essência daquilo que somos e nunca se perder a liberdade de espírito, no caminho de transformação que é a vida.

"A Talking of Love é um castelo de metáforas que remete para uma espécie de revolução. Uma revolução pessoal e intima, da liberdade individual e do espírito, pela qual todos deveríamos passar. Por essa razão, ainda que recorrendo a símbolos, fala-se de temas "menos confortáveis", como o sexo e a religião e descreve-se a necessidade de abandono de todos os espartilhos e limitações que nos impedem de chegar àquilo que verdadeiramente queremos ser, à nossa verdade", conta Francisco Taveira, vocalista da banda.

Os Dream People, Francisco Taveira (voz), Bernardo Sampaio (guitarras e synths), Nuno Ribeiro (guitarra e synths), João Garcia (baixo) e Diogo Teixeira de Abreu (bateria), fizeram um disco que reflete a ideia de abandono e de perda de uma juventude que está a acabar e não vai voltar. O receio da mudança de pele e da transformação, o receio de sair do ninho e aterrar no mundo real, sentido pelos cinco membros da banda, faz do disco Almost Young, um grito quase nostálgico sobre o fim de uma era. É também, mais uma vez, um disco feliz mas ao mesmo triste, escondendo nos momentos altos uma camada negra de melancolia e dor, só acessíveis ao ouvido mais atento. É acima de tudo, um disco dialético, onde podemos ouvir a leveza e o amor coabitarem com a dor, a perda e a solidão, numa só canção.

O Almost Young foi oficialmente editado no dia 12 de Março mas, devido ao contexto pandémico em que vivemos, a banda irá mostrar o seu disco ao público no dia 14 de Março (domingo), às 21h30, através de uma Listening Party, em livestream no Facebook do grupo. O evento contará com uma conversa com os vários elementos da banda, convidados surpresa, passatempos e, obviamente, um concerto. O host convidado será José Raposo, da revista Arte-Factos.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia por Miguel Dias
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.