Estamos a preparar mais uma semana recheada de iniciativas culturais no site Gerador. Vais poder assistir a uma conversa sobre o feminismo, um dueto entre a música e a arte, um workshop de desenho e muito mais. Fica aqui a conhecer todos os eventos da próxima semana que podes aproveitar a partir de casa:

Segunda-feira, dia 1 de junho às 18h30 | Mescla ao Vivo com Saloio

Convidámos o artista Saloio a partilhar, em direto no site Gerador, as suas preferências musicais, explicando um pouco as suas escolhas enquanto responde a questões do público. Leonardo Rocha, natural do Porto, assina como Saloio nas suas várias vertentes de cantor, guitarrista e compositor.

Terça-feira, dia 2 de junho às 18h30 | Sugestões Residentes com Ricardo Gonçalves

Uma vez por semana, uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador recomenda coisas para fazer em casa. Desta vez vamos descobrir as preferências do Ricardo Gonçalves, jornalista da equipa editorial do Gerador.

Quarta-feira, dia 3 de junho às 18h30 | Conversas Centrais: O papel do feminismo na cultura portuguesa

Vamos debater o papel do feminismo na cultura com a ativista Alexa Santos, que faz parte da direção do Instituto da Mulher Negra em Portugal e da associação pelos direitos das lésbicas, Catarina Cerqueira, que integra a Rede Internacional de Jornalistas com Perspetiva de Género e a Rede GAMAG (Global Alliance on Media and Gender) e a apresentadora e atriz Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA)

Quinta-feira, dia 4 de junho às 18h30 | Leituras Fora de Cena com A Bruxa teatro: Figueira Cid

O ator Figueira Cid da Bruxa teatro vai interpretar o texto Da Lenta Corrupção das Almas ao Cair da Noite, de Jean-Pierre Siméon, um texto que nos guia numa dura e jocosa viagem ao interior da existência, da solidão, de circunstâncias de humilhação que excluem e degradam.

Sexta-feira, dia 5 de junho às 18h30 | Duetos em Direto com Mundo Segundo e Samina

Desafíamos o rapper Mundo Segundo e o artista visual Samina a desenvolverem em conjunto, mas à distância, um dueto inédito em direto. Depois desta performance explicam o processo de criação do momento em direto e respondem a eventuais questões do público.

Mundo Segundo é MC, produtor e ex b-boy, mas é também uma figura incontornável do hip-hop português e um dos mais ativos embaixadores do movimento. Samina tem formação em arquitetura e explora a pintura e o design gráfico, fazendo intervenções pelas cidades por onde passa. Desde 2010 tem tido a oportunidade de fazer parte de diversos projetos e de conhecer e colaborar com vários artistas.

Sábado, dia 6 de junho às 15h00 | Workshops em casa: Como desenhar o olho humano com Daniela Guerreiro

Vais aprender o segredo para desenher um olho humano com a artista Daniela Guerreiro. A sua paixão pela arte veio tardia. Com 18 anos começou a pegar nos pincéis e nas telas. A experimentação entre os acrilicos, lápis de cor, grafitte, e óleos na Universidade do Algarve levou-a para o caminho dos óleos quando ingressou na Faculdade de Belas Artes em Lisboa.

Domingo, dia 7 de junho às 12h00 | Quiz Quebra-Gelo

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas temos um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas, no domingo podes testar os teus conhecimentos com as nossas palavras cruzadas.

Subscreve o nosso canal de youtube aqui e sabe tudo sobre as ideias do Gerador para levar cultura e educação a casa aqui.