A temporada de Abril de 2020 da Escola Gerador traz uma novidade: um novo ofício dedicado a perceber como funcionam, afinal, os Fundos Europeus para as artes e cultura.

O universo dos financiamentos europeus é um mundo desconhecido para muitos artistas e entidades e apresenta-se algo complexo, em termos de informação, linguagem e procedimentos. Este ofício pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento. No final do ofício, os dois alunos com melhor aproveitamento poderão ainda ter acesso a apoio logístico do Gerador na concretização e desenvolvimento de uma ideia e candidatura, de acordo com o definido em conjunto.

Este ofício é conduzido pelo Prof. Francisco Cipriano, que tem trabalhado na gestão dos fundos comunitários em Portugal e de projetos de cooperação internacional, na administração pública portuguesa, na Comissão Europeia e, atualmente, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Ao longo de 10 aulas, de 2h30 cada, vais aprender a identificar os vários programas comunitários que potencialmente podem financiar projetos nestas áreas, distinguir a sua forma de candidatura e os requisitos para uma potencial submissão, identificar os pontos essenciais no desenho de uma candidatura a fundos europeus, como contornar os aspetos mais críticos e, ainda, como passar da teoria à prática, transformando uma ideia tua num potencial projeto a concorrer a financiamento. Descobre o programa completo das aulas aqui.

As aulas do ofício Fundos Europeus para as artes e cultura acontecem sempre à terça-feira, das 19h30 às 22h, entre os dias 14 de abril e 16 de Junho, na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa no Lumiar, Lisboa.

As inscrições já estão abertas. Para agarrares a tua vaga, basta ires até à nossa loja online e juntares ao teu carrinho o produto do ofício Fundos Europeus para as artes e cultura e, como todos os alunos têm que ser Sócios Gerador, também o produto do Cartão de Sócio Gerador, se ainda não o fores.

Créditos - Fotografia de Andreia Mayer