Queres aprender a dar corpo a uma ideia através da narrativa? No ofício Designtelling, que começa já em janeiro, vais poder aprender as bases do design editorial numa dimensão, acima de tudo, prática, que culmina na apresentação de um projecto final individual.

Em que consiste este Ofício?

A Prof Sónia Rodrigues será responsável por te dar as ferramentas necessárias, da teoria à prática, para que consigas materializar o projecto final. Nas 10 aulas, de 2,5 cada, vais poder mergulhar em temáticas como:

Desconstrução

O que é o design editorial? Quais as suas tipologias? Quais as diferenças entre elas? Partir de objectos impressos para analisar o conceito, organização da informação, hierarquia e adequação ao meio.

Identidade e Conceito

Discussão e debate sobre exemplos trazidos pelos estudantes, desde revistas, folhetos, brochuras, sites, etc. Perceber porque algumas soluções funcionam intuitivamente.

Tipografia

Breve história, com apresentação dos diferentes estilos, famílias, anatomias da letra, usos, sensações.

Conteúdos

Integração de conteúdos recebidos a partir de outras fontes (fotos, ilustrações, gravuras) e tratamento de cores. Briefing de projecto individual a desenvolver ao longo do ofício.

Arranque do Projecto

Acompanhamento individual de cada ideia proposta para projecto a desenvolver. Consulta de publicações com estilos de design diferentes, com diversidade de soluções gráficas, incluindo, claro, revistas Gerador.

Ferramentas Criativas

Que ferramentas podem ser usadas? Programas de computador? Lo‑tech? No-tech? Diferentes tipos de impressão/reprodução.

Auto-Análise e Hetero-Análise

Discussão do progresso dos trabalhos com a turma, em que todos participam. Sistema que abraça a crítica e desenvolve a auto‑análise.

Arte final, papel e impressão

Preparação para a visita à gráfica. As ferramentas que devem ser usadas para preparar o documento para impressão. Apresentação de técnicas e acabamentos disponíveis nas gráficas.

E não ficamos por aqui…

A Escola Gerador acredita no potencial dos seus alunos e, por isso, os dois melhores de cada curso poderão participar num projecto com o Gerador que, neste caso, será o acompanhamento do processo criativo de uma edição da Revista Gerador.

As aulas do ofício Designtelling decorrem maioritariamente à terça-feira, entre as 19h30 e as 22h, entre os dias 21 de janeiro e 2 de abril, na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.

Aqui tens acesso a um pdf pronto para download com tudo o que precisas de saber sobre este ofício. Para te inscreveres basta ires até à nossa loja online e juntares ao teu carrinho o produto do ofício Designtelling e o produto do Cartão de Sócio Gerador se ainda não o fores.

Onde fica a Escola Gerador?

Fica na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.

Créditos – Foto de Bárbara Monteiro
escola-gerador-design-editorial-designtelling