Entre os dias 15 de abril e 15 de maio está aberta a Open Call que vai selecionar 10 vencedores para integrarem o leque de artistas que vão compor a 4ª edição do Poster Mostra, em Marvila. A esses 10 vencedores vão juntar-se mais 20 convidados, nacionais e internacionais. 

O Poster é “uma galeria pública a céu aberto, uma mostra de arte e palavra, fotografia, desenho, ilustração, mix media vertida em cartazes de 150cm x 218 cm, impressos e colados pelas ruas de Marvila. É uma iniciativa do Departamento que pretende “homenagear um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre”, “o primeiro em que a arte e a publicidade se uniram em simbiose”. 

Bruno Pereira, responsável pelo Departamento, explica que este ano vão “encher de novo as ruas de Marvila com arte, design, ilustração, poesia” e realça que “o poster é o meio de comunicação mais poderoso da história”. Nas edições anteriores, o Poster Mostra contou com mais de 70 convidados  — desde Wasted Rita, a The Legendary Tigerman, até Ricardo Passaporte ou Sérgio Godinho. A lista de convidados deste ano ainda não foi divulgada.

O Departamento é responsável pela curadoria e concepção de projetos para marcas, patrocinadores, mecenas, entidades públicas e privadas, envolvendo artistas, designers, músicos, arquitetos, escritores e outras pessoas ligadas à área da criação. Foca-se na dinamização e disseminação de livre acesso, em grande escala, através de parcerias nas quais vai sentido a “capacidade de concretização” necessária.

Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 15 de maio através do endereço de e-mail departamento@de-partamento.com. Sabe mais sobre o Poster Mostra, aqui.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de ©Departamento

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.