Até abril de 2021, no total, serão 4 os webinares e 6 os workshops que formam o programa de formação internacional do Supersonic.

As 10 propostas selecionadas para integrar o programa de formação surgiram da convocatória geral lançada a artistas e profissionais das artes no passado mês de outubro. Ao todo estiveram a concurso mais de 50 propostas, vindas de 11 países, tais como Brasil, China, Reino Unido, Grécia e Portugal. A convocatória tinha como objectivo “apoiar os artistas interessados na área de formação e beneficiar a comunidade com ações artísticas gratuitas”, lê-se em comunicado.

O primeiro webinar foi apresentado no passado dia 29 de outubro, por Francisco Pinheiro, sobre o tema da “Arte Pública: Práticas de Participação e Presença”. Já em novembro, na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, é a vez da Dr. Sophie Kelly dinamizar o webinar “Curating in the time of Covid-19”. Neste webinar, a curadora do British Museum “pretende dar a conhecer o estado atual dos museus, bem como soluções inovadoras que estão a ser desenvolvidas por diversos museus com o intuito de responder à crise provocada pela Covid-19”, afirma a organização.

No dia 27 de novembro, a escritora e performer Louise Orwin, ao longo de três horas, levará a cabo o workshop “On Care: Working with autobiography and trauma safely as an artist”. Seguem-se os workshops de Nessa Finnegan (dezembro), Raquel Chaves (janeiro de 2021), Andrea Garcia (fevereiro de 2021), Jack Lewdjaw (março de 2021), Emily Warner e Emily Roderick (abril de 2021) e os webinars de Tim Boddy (março de 2021) e Jorge Leal (abril de 2021).

Supersonic é a nova plataforma digital para as artes, promovida pelo Atelier Concorde, que pretende reforçar a comunidade artística em Lisboa, criando uma rede internacional mais alargada, “através de convocatórias para as atividades, para os programas de residências artísticas, entrevistas, exposições e outras atividades gratuitas tais como workshops e webinars”.

Todas as informações sobre o projeto Supersonic e o programa de formação internacional podem ser encontradas aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia da perfomance de Luise Orwin, via website Supersonic