fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Fela Day 2019: Festa de Afrobeat na Fábrica do Braço de Prata

No dia 12 de outubro, a Fábrica do Braço de Prata (FBP) abre as suas…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 12 de outubro, a Fábrica do Braço de Prata (FBP) abre as suas salas para o "Fela Day 2019", festa que se dedica ao Afrobeat. O alinhamento inclui Oghene Kologbo com Carapaus Afrobeat, They Must Be Crazy, Chalo Correia, e CelesteMariposa (DJSet). Nesta festa celebra-se sobretudo o nascimento de Kuti, saxofonista nigeriano que, juntamente com o baterista Tony Allen, criou o movimento Afrobeat - trata-se de uma linguagem musical que combina yorubá, jazz, highlife e funk, fundidos com percussão africana e vocalizações.

Oghene Kologbo gravou mais de 50 faixas com Fela Kuti e também tocou com King Sunny Ade, Tony Allen, Pat Thomas, Ebo Taylor, Afrobeat Academy, Newen Afrobeat, como se pode ler em comunicado. Carapaus Afrobeat é uma banda que reune 9 músicos brasileiros e portugueses para a interpretação música de origem afro. They Must Be Crazy é um grupo de músicos, todos eles com grande paixão pela música e pela forma como ela nos faz sentir. Fascinados pelo Afrobeat e por toda a cultura musical africana, decidiram formar um projecto de tributo a este estilo. Chalo Correia é um cantor e compositor angolano que se inspira tanto nos ritmos clássicos de Ngola Ritmos, David Zé, Urbano de Castro ou Kiezos, como na música das décadas de 60 e 70, para uma abordagem completamente nova ao semba tradicional. CelesteMariposa (DJSet) bebe a Portugal, Angola, Guiné, Moçambique, S. Tomé ou Cabo-Verde, para celebrar o Afro-Baile e as pessoas que dançam livres.

Sabe mais sobre o evento aqui.

Local: Fábrica do Braço de Prata (FBP), Lisboa

Data e hora: 12 de outubro, a partir das 20h

Preço: 10€, bilhetes à venda aqui e à porta da FBP


Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Março 2023

Há dez filmes independentes americanos para ver até domingo em Lisboa

17 Junho 2022

Gostas de uma boa história? “As ondas” a partir de Virginia Woolf estará em cena até ao dia 25 de junho

16 Junho 2022

SPIM (Daniel Moreira): “É um espaço importante para desenvolver novos projetos e novas ideias.”

27 Maio 2022

Exposição “Encontros à Superfície” em exibição na Galeria Municipal do Porto

20 Maio 2022

Vencedores do concurso de fotografia “Água e Sustentabilidade”

19 Maio 2022

Carpintarias de São Lázaro realiza seminário sobre residências artísticas

12 Maio 2022

“A chapa tá quente”. HMB lançam novo tema com Pedro Abrunhosa

12 Maio 2022

Penumbra: “A arte é como respirar”

10 Maio 2022

Língua: Festival de teatro em línguas minoritárias está a chegar a Barcelos

3 Maio 2022

Doris Wishman, uma mulher “impossível de encaixar numa categoria”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0