fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS, o “adeus” que se faz ouvir até dia 30 de novembro

Na recta final da sétima edição de FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS, que…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Na recta final da sétima edição de FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS, que se prolonga a 30 de novembro, será possível ver exposições, acompanhar doze horas da Maratona Pessoa e assistir aos VídeoPessoa no programa Redundâncias do Rock da Baixa Mar, com música ao vivo.

Desde 2015 que a associação cultural Partilha Alternativa coordena a celebração, contando com a participação de artistas individuais, associações culturais de Tavira e "outras paragens", estudantes, empresas e organizações sem fins lucrativos.

Iniciando-se à Mesa Posta com Mais Copos e prolongando-se até ao 'velório' na Casa de Álvaro de Campos, a FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOs homenageia um autor que associa a cidade aos olhos do criador e da personagem, a partir das reflexões e partilhas de profissionais e não profissionais.

A sétima edição prolonga-se até dia 30 de novembro.

Com uma programação que inclui performances, exposições, concertos, conferências, doçaria e roteiros poéticos, reunem-se artistas dos mais diversos destinos, até dia 30 de novembro será possível acompanhar o programa ACASO | UMA CANÇÃO PARA RIBAMAR FONSECA, que recorda o artista plástico e o seu trabalho até à sua morte, que será emitido ao vivo do Espaço Leão da Serra, em Brasília, parceiro desde sempre de FESTA.

Encontram-se ainda a decorrer as propostas para os Doce_Pessoa e Versos A giz, que permanecerão no site, online.

Durante a presente semana também serão colocados à venda os Postais de Aniversário, com um verso de Álvaro de Campos, traduzido em 21 línguas, incluindo o Romani Caló, a mais recente tradução. Os pontos de venda serão anunciados em breve na página do projeto.

O "Velório de Espírito Presente" será o "adeus" à festa, no dia 30 de novembro, pelas 18h30, na Casa das Artes de Tavira.

Até ao último dia da comemoração decorrerão ainda as visitas escolares e de grupo às exposições O MEU ÁLVARO DE CAMPOS | 10º ANO, DO MEU ÁLVARO DE CAMPOS | 11º ANO e AS ESCOLHAS DE SARAMAGO | 12º ANO.

Seguem-se ainda exposições fotográficas dos mais diferentes locais, disponíveis na programação.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia disponível nas redes sociais do evento
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0