A 6ª edição de GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa terá lugar, entre os dias 11 e 13 de Março, no Cinema São Jorge, na Universidade Lusófona e na Cinemateca Portuguesa. Trata-se de um festival sobre a escrita cinematográfica em Língua Portuguesa.

O programa conta sessões de pitching dos guiões finalistas e a correspondente entrega de prémios, um debate sobre narrativas episódicas, masterclasses “Science of Storytelling”, com Will Storr, “Teoria de Séries e Desenho de Temporada”, com Julia Priolli, “Salas de Roteiro”, Leo Garcia, e “A Narrativa Não-Linear em Watch Man: Um Estudo de Caso”, com o guionista David França Mendes, exibições dos filmes Boni Bonita, de Daniel Barosa, e Helen, de André Collazzi, filmes cujos guiões foram finalistas de anteriores edições do festival. Realizar-se-à, ainda, um Mini-laboratório de Guião, orientado por Leo Garcia e Julia Priolli, onde se analisará os guiões escritos pelos formandos e concretizará exercícios de aprimoramento destes. Os guiões seleccionados são Segredo Secreto, de Gabriela Giffoni, Camões, de Martim Baginha, Os Improváveis, de Martina Rupp, e S.E.A.N.C.E, de Tiago Teixeira.

O debate contará com José Fragoso (Director de Programas da RTP), Julia Leme Priolli (Gerente de Conteúdo Original da Disney / Buena Vista Production), Leo Garcia (Director do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre / roteirista), Felipe Lacerda (editor de filmes como Central do Brasil e Democracia em Vertigem) e moderação de Cláudia Lima Carvalho (Time Out Lisboa).

Os 10 roteiros finalistas da 6ª edição do GUIÕES são: A Máquina de Fazer Dinheiro, de Marina Meira (BR), Devolva-me, de Gustavo Calenzani (BR), Dia Sim, Dia Não, de Pedro Mira (PT), Fragmentos de Um Planeta Desconhecido, de Tainá Muhringer (BR), Manual da Pós-Verdade, de Thiago Foresti (BR), O Campo dos Lobos Guarás, de Bárbara Cunha (BR), O Outro Que Nos Habita, de Mario Oshiro (BR), Personal, de Carlos Marcelo (BR), Soraya com Y, de Raphael Gomes (BR), e Terra Turva, de Augusto Brasil (BR). O júri é constituído por Felipe Lacerda, Julia Priolli, Leo Garcia, Nuno Noivo e Nuno Rocha. O projecto seleccionado para o PT CO-PROD é Amo-te Imenso, de Juliana Calejan.

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia cedida por Guiões
O Gerador é parceiro de Guiões