fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FITEI exibe mini-festival no Porto

De 30 de outubro a 1 de novembro, o FITEI – Festival Internacional de Teatro…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 30 de outubro a 1 de novembro, o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica apresenta, pela primeira vez, "O Meu Primeiro FITEI", um mini-festival dedicado ao público infantojuvenil e às famílias. A primeira edição acontece no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, com os espetáculos Coexistimos de Inês Campos e Mapa de Fernando Mota.

Mantendo o foco no teatro de expressão ibérica, O meu primeiro FITEI pretende alargar o âmbito da programação do FITEI, cuja 43.ª edição acontecerá entre 28 de abril e 16 de maio de 2021, a um público mais jovem, estimulando o acesso à cultura ao mesmo tempo em que dá a conhecer aos mais novos a dinâmica de um festival.

Para Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI, “o carácter experimental e inovador do trabalho da Inês Campos, extremamente visual, sonoro, recorrendo a várias técnicas, desde a dança, ao teatro, às formas animadas, ao cinema, à magia, dá um recorte original, que não deixará nenhum espectador indiferente, o público infanto-juvenil muito menos, que procura avidamente que o surpreendam.”

Condicionada pela atual pandemia, esta primeira edição acontece numa versão experimental e reduzida com dois espetáculos nacionais. Coexistimos, de Inês Campos, abre o festival a 30 de outubro, sexta-feira, um dia com programação online exclusiva para a comunidade escolar que inclui, também, uma conversa com os artistas. Composta por dança, teatro, cinema, manipulação de objetos, arquitetura em movimento e vários artifícios, Coexistimos repete no fim-de-semana (sessões às 16h00), ao vivo, no Teatro Helena Sá e Costa juntamente com Mapa (sessões às 11h00), do músico Fernando Mota, um espetáculo multidisciplinar sobre os conceitos de território e fronteira, pertença e liberdade.

Os bilhetes estarão brevemente à venda no Teatro Helena Sá e Costa e custam 4 euros para crianças e 6 euros para adultos.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Junho 2025

Desejar: como os desejos de uma cidade se transformaram em festival

27 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Junho 2025

Dar uma volta com Iúri Oliveira

26 Junho 2025

Subscritores do Gerador com 20% de desconto no festival de cinema Curtas Vila do Conde

25 Junho 2025

Gaza Perante a História

25 Junho 2025

A Budapest Pride está marcada para 28 de junho, mas o governo húngaro procura impedi-la

24 Junho 2025

Mostra Nacional Jovens Criadores: esclarece as tuas dúvidas dia 30 de junho na reunião digital

23 Junho 2025

O encanto do jornalismo pelo Chega

20 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Junho 2025

Podcast Capital: Preservação e Valorização do Património, com José Rodrigues e Maria José Sousa

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0