Acaba de ficar disponível a plataforma digital Friends In The Arts (FITA), criada por Francisca Gigante, que tem como objetivo facilitar a procura de emprego, oportunidades e colaborações no mundo das artes.

A ideia surgiu depois da jovem curadora e programadora cultural ter trabalhado em entidades culturais de renome nacional e internacional, como a Coleção Peggy Guggenheim (Veneza), a Bienal de Veneza e o MAAT (Lisboa), reconhecendo uma frequente inacessibilidade do meio artístico, falta de democratização da área e deformação e qualidadenas condições de trabalho.

Citada em comunicado, Francisca Gigante, que recentemente deu uma entrevista ao Gerador, conta como a plataforma pretender ser “um agente de mudança no campo das artes, desmistificando, descentralizando e abrindo portas a oportunidades no mundo das artes e da cultura”.

“Queremos conectar constelações: pessoas com talento que procuram emprego com pessoas que trabalham em organizações que querem encontrar talentosos profissionais no âmbito artístico e cultural internacional”, acrescenta a responsável.

Nesta fase inicial, a FITA disponibiliza, para já, três tipos de serviços: um “Job Catalog”, com ofertas de emprego exclusivas para os que procuram oportunidades no mundo das artes; um “CV Helpdesk”, para apoio nas candidaturas, através da construção ou adaptação de Curriculum Vitae e cartas de motivação às necessidades de cada pessoa; e um “One-to-OneTalk”, um mentoring personalizado com entrevistas sobre o plano de carreira com orientações sobre o caminho e objetivos de vida dos profissionais.

A plataforma oferece duas opções de subscrição – mensal (2,99€) e anual (29,99€) – com acesso ao catálogo de oportunidades de emprego no mundo da arte, onde constam organizações como Guggenheim, The Lisbon Consortium, European Cultural Academy, Atopos Gallery Veneza, Canadian Art, Fondation d’Entreprise Martell, entre outras.

A FITA apresenta ainda conteúdos exclusivos e dicas sobre como ter sucesso em entrevistas de emprego e recomendações para desbloquear a abertura de portas no mundo das artes.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Design da plataforma Friends In the Arts

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.