fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais | Cultura na infância: quais os desafios de programar para os mais novos?

No dia 25 de novembro falámos sobre os desafios de programar para a infância, com…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 25 de novembro falámos sobre os desafios de programar para a infância, com Madalena Wallenstein, programadora e coordenadora da Fábrica das Artes – projeto educativo do CCB, Rui Leitão, programador do festival de teatro infantil e juvenil Porquê? da Fértil Associação Cultural, e Susana Menezes, diretora artística do LU.CA – Teatro Luís de Camões. Assiste à conversa aqui.

Madalena Wallenstein trabalha desde 1987 como educadora artística, alternando a sua atividade entre contextos de criação artística e de educação formal, não formal, de intervenção em pedagogia social para crianças e jovens e formação para professores e artistas. Exerce, desde 2008, funções de programadora e coordenadora na Fábrica das Artes – projeto educativo, do CCB. É autora de artigos sobre programação artística para a infância e coordenadora de livros editados pelo CCB, acerca de temáticas como arte, infância e filosofia.

Rui Leitão é co-fundador e diretor artístico da Fértil Associação Cultural, onde encenou e escreveu várias peças. A convite da Associação Teatro Construção encenou Mário, eu próprio, o Outro, de José Régio. Como músico e sonoplasta contribuiu para vários espetáculos da Fértil e de outras companhias de teatro, e criou os projetos musicais Liquidambar e DIDGEnBASS, onde foi compositor e músico. É co-diretor artístico do festival Mel – Piquenique das Artes, e foi diretor de produção das primeiras edições do REALIZAR:poesia.

Susana Menezes é diretora artística do LU.CA – Teatro Luís de Camões. Desde 2001 faz programação artística para crianças e jovens no contexto das artes performativas. A sua atividade começou no Teatro do Campo Alegre – Porto, tendo iniciado uma área programática dirigida aos públicos mais jovens e passado com as mesmas funções para o Teatro Maria Matos, onde se manteve durante 12 anos. Foi consultora na Artemrede e dá formação em Serviços Educativos e Programação Cultural em diferentes formatos e níveis de ensino.

A cada quinze dias convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador em formato de performances, conversas, ou sessões musicais. Descobre aqui o programa desta semana e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

20 Agosto 2021

Conversas Centrais | Pré-lançamento do livro “Perpetuniana”, de Patrícia César Vicente

14 Julho 2021

Conversas Centrais | Rota Memorial do Convento

9 Junho 2021

Conversas Centrais | O Jornalismo Lento

12 Maio 2021

Conversas Centrais | A importância das residências artísticas

14 Abril 2021

Conversas Centrais | Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?

17 Março 2021

Conversas Centrais | A representatividade negra nas artes

17 Fevereiro 2021

Conversas Centrais | A relação entre a sustentabilidade e a cultura

23 Dezembro 2020

Conversas Centrais | A Cultura é Segura: As estratégias de programação em período de pandemia

22 Dezembro 2020

Coloca os fones e descobre o podcast Conversas Impróprias

19 Dezembro 2020

Conversas Impróprias | O que fica depois do fim?

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0